Resenha: Da ordem ao caos – Elizabeth Laban

DA_ORDEM_AO_CAOS_1423595530432816SK1423595530BDa ordem ao caos ( The Tragedy Paper)
Elizabeth Laban
Farol Literário, 2015
320 páginas
Skoob

Duncan é o aluno terceiranista do Colégio Irving que ficou justo no quarto do ex-aluno albino da escola, Tim – o garoto que se envolveu em um episódio obscuro para o qual havia muitas perguntas e poucas respostas. Ao entrar em seu novo quarto, encontra uma pilha de CDs que o ex-aluno lhe deixou com revelações do passado nebuloso e que o levará para uma jornada em seus próprios conflitos, fazendo diversas relações com o tradicional trabalho de conclusão do ensino médio do colégio, o ensaio sobre a tragédia.

Hello gente! =)

Hoje vim falar de um livro que acho que não é muito conhecido, mas que para mim foi uma das melhores leituras do 2015. Me surpreendi muito com a história e como tudo foi apresentado.

Da ordem ao caos é o livro de estreia da autora Elizabeth Laban na literatura YA e é apresentado a história do último ano de Duncan no colégio Irving. Por estar no 3º ano, ele tem o privilégio de ter um quarto somente seu no alojamento da escola e seguindo a tradição ele recebe um presente do morador anterior do quarto, que são chamados de “tesouros”.

Duncan fica com o quarto do Tim, que é considerado o pior quarto dos terceiranistas, é o último do corredor, é pequeno, escuro e claustrofóbico, ou seja, nada de bom. Mas Tim deixa uma carta explicando as vantagens do quarto e o “tesouro” foi uma pilha de CDs que Tim gravou narrando os acontecimentos desde o dia que foi transferido para Irving, como conheceu Vanessa e tudo que desenrolou até o tal episódio misterioso que envolve os personagens (fiquei com coração na mão pelo Tim, aiai!)

Além de ficar muito envolvido com os CDs para entender o mistério, Duncan ainda precisa encarar o seu ensaio sobre a tragédia, que eu entendi como a nossa monografia de conclusão do curso, então quem já fez sabe a pressão que é né?! Todos os personagens são bem construídos, mas me senti muito mais próxima de Tim e sua história, ele é filho único e albino, devido a sua condição nunca se aceitou bem e se mantém afastado de outras pessoas.

No livro temos duas narrativas, uma sob a perspectiva de Duncan e é feita em terceira pessoa, e a outra a de Tim em em primeira pessoa, pois “escutamos” os CDs. Eu não conseguia parar de ler, precisava saber mais os personagens e de tudo que aconteceu e qual era o episódio misterioso que todos mencionavam. Além disso, a escrita da Elizabeth é muito boa, gostei muito do seu primeiro trabalho, eu lia com prazer!

Para não deixar ninguém aflito, o livro é único e ainda bem que no final tudo é bem explicado e entendemos que a ligação entre Duncan e Tim não é apenas o quarto e quais foram as consequências de cada protagonista.

Para mim foi uma história é diferente do que costumo ler, sai da zona de conforto mesmo e fiquei bem feliz e surpresa com tudo.
Super recomento a leitura, gente! Não vi nenhum errinho de português, as páginas são amarelas e uma fonte boa para leitura.

A capa publicada no Brasil é até legal, mas as outras que encontrei são bem mais bonitas!

 ordem ao caos

♥ Resenha feita por mim e publicada também no blog Meu Mundinho Fictício.

Barrinhadivisoria2_zpsb656bfb6

Anúncios

31 comentários sobre “Resenha: Da ordem ao caos – Elizabeth Laban

  1. Oiii!

    eu não li ainda, mas já vi resenha e adorei saber que você saiu da sua zona de conforto e gostou da leitura.
    Essa tematica está em alta no momento e eu gosto de ler, mas preciso alternar com algo mais divertido.
    Estou em ano de TCC e já estou sofrendo hahaha sei como ele se sente.
    Gostei da resenha, muito bem escrita e eu fiquei bem curiosa!
    A nossa capa é muiito mais bonita 😀

    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amiga eu já devo ter visto a resenha desse livro em um blog e outro, mas gostei bastante da sua resenha, porque isso de um estudante deixar um presente para um próximo que vai ocupar o quarto achei no mínimo interessante e fiquei assim pensando o que seria esse mistério todo pelo qual é citado sobre o quarto. Pelo menos eu espero que não seja nada de terror, porque eu morro de medo rs

    Mas mesmo assim acho que deve ser um suspense com mistério como você já disse.
    Acho que até me interessaria em ler. Mas vou ler em ebook.
    Mas me responde isso depois no inbox, porque as vezes dá um receio de ser livro de dar medo que acabo nem pegando hahahaahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/o-lago-negro-e-envolvente-e-misterioso.html

    Curtir

  3. Amiga eu já devo ter visto a resenha desse livro em um blog e outro, mas gostei bastante da sua resenha, porque isso de um estudante deixar um presente para um próximo que vai ocupar o quarto achei no mínimo interessante e fiquei assim pensando o que seria esse mistério todo pelo qual é citado sobre o quarto. Pelo menos eu espero que não seja nada de terror, porque eu morro de medo rs

    Mas mesmo assim acho que deve ser um suspense com mistério como você já disse.
    Acho que até me interessaria em ler. Mas vou ler em ebook.
    Mas me responde isso depois no inbox, porque as vezes dá um receio de ser livro de dar medo que acabo nem pegando hahahaahahafa

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/o-lago-negro-e-envolvente-e-misterioso.html

    Curtir

  4. Oi Suzzy!
    Eu jurava que esse era o primeiro livro de uma trilogia. Sério! Não sei de onde tirei isso, talvez seja pelo fato da maioria dos livros que são lançados são trilogias. Vai entender essa minha cabeça… rs
    Achei a história bem legal, é do tipo que me prende. Já fiquei curiosa para saber qual é a ligação entre os dois. Eu gosto demais de livros com mistérios, fico sempre querendo descobrir o que está acontecendo e quando vejo já terminei de ler.
    Agora que descobri que é livro único, vai para a lista dos desejados. \o/
    Beijos
    Coisas de Meninas

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá!

    A Farol, apesar de não ser tão conhecida, publica ótimos livros! Esse eu também não conhecia, mas já gostei da premissa. Livros assim são ótimos pra sair da zona de conforto. Em relação às capas, gostei mais da terceira (começando pela esquerda).

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi!
    Já achei logo de cara a sinopse similar à do livro A Playlist de Hayden e Os 13 porquês. Abri a página desse livro no goodreads e pelo jeito realmente há similaridades entre essas obras fiquei com vontade de ler.
    Beijos,
    Andy – StarBooks

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oieee, tudo bem? Bom, te confesso que nunca tinha ouvido falar do livro nem da autora, mas que a sua resenha me deixou com a pulga atrás da orelha! Acho legal quando saímos da nossa zona de conforto (literária) e acbamos nos surpreendendo com a leitura. Talvez seja até mais legal do que criar expectativas e acabar se frustrando com o livro. Achei o enredo interessante e fiquei curiosa pra saber qual a ligação do Duncan com o Tim. Ahh, a propósito, a parte mais interessante foi saber que não faz parte de uma série porque estou literalmente correndo delas kkkkk Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá, tudo bom?
    Acredita que não li nenhuma resenha desse livro antes da sua? Acho que fiquei muito tempo longe da blogosfera mesmo. Adoro um bom suspense e pela sua resenha a autora soube segurá-lo muito bem, o que é um ponto mais que positivo. Fiquei curiosa para saber qual a relação entre os dois personagens, já anotei a dica. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi Suzzy,
    Poxa eu nunca teria me interessado por esse livro por conta do título e da capa. São horrorosos e uma péssima adaptação do original :/ Maaaas, enfim..
    Sua resenha me deixou com vontade de ler o livro e senti que já conhecia a história. Talvez porque tenha me lembrado Os Treze Porquês de Jay Asher, que eu adoro! ❤ Espero poder ler um dia desses e descobrir o que há nesses misteriosos cds.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s