Resenha: Seraphina – Rachel Hartman

SERAPHINA_1444958415308599SK1444958415BSeraphina (Série Seraphina #01)
Rachel Hartman
Jangada, 2013
384 páginas
Skoob

Neste livro você vai conhecer Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões e o clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.

Hello gente!!! 🙂

Hoje vamos conhecer um livro da Editora Jangada. Se trata de um livro que eu estava interessada desde que li a sinopse, uma história cheia de aventuras e com dragões, seres poderosos nesse mundo de fantasia épica. E com o lançamento do segundo livro, Sangue de Dragão, a editora resolveu dar um upgrade nas capas e ficaram perfeitas! Eu pelo menos gostei mais. 

jijiddddd

No meio é a capa antiga do primeiro livro

Primeiro livro da série de Rachel Hartman, que nos apresenta a vida de Seraphina, protagonista que dá título ao livro e que tem como cenário o reino medieval de Goredd. Lugar onde vivem pacificamente humanos e dragões, por meio de um tratado de paz assinado há 40 anos atrás, ou seja, é uma “paz” mascarada entre as espécies. Aqui os dragões são descritos tal qual como conhecemos, seres mitológicos enormes e perigosos, que voam e cospem fogo, mas aqui tem uma diferença, eles conseguem se transformar para terem a forma humana.

A história inicia com o velório do príncipe Rufus, que teve sua cabeça decapitada bem ao estilo dos dragões, arrancada com os dentes. A tensão é grande no reino após esse crime e para piorar o Tratado está perto do seu vencimento, precisando ser renovado com urgência para que a paz seja mantida.

Seraphina Dombergh é uma garota de 16 anos, que guarda um segredo sombrio, ela é fruto da relação ilegal entre um humano e um dragão, seu braço esquerdo e abdômen possuem escamas prateadas, que ela esconde com várias camadas de roupas e tem um talento não-humano para a música. Com sua inteligência e senso de humor ácido e feroz, chama atenção do capitão da Guarda da Rainha, o sagaz e encantador Príncipe Lucian Kiggs e os dois começam a investigar o crime de decapitação do príncipe e também uma possível conspiração contra o Tratado de Comonot.

Talvez por ser o primeiro livro da série, no início eu achei a narrativa muito lenta, explicando e descrevendo demais os cenários e os personagens. Gosto de detalhes, mas não precisa ser de tudo. São praticamente 200 páginas para explicar quem é Seraphina e seu segredo, como é seu cotidiano e as pessoas que passaram em sua vida, achei totalmente desnecessário e cansativo esse detalhamento exaustivo. Entretanto, na segunda metade percebemos uma mudança grande e o livro consegue ter mais ação e um ritmo mais agitado, em que a trama começa a ser delimitada e consegue envolver o leitor.

Em meio a tensão entre as espécies e as investigações do assassinato, encontramos um romance no livro, que infelizmente não me convenceu. A relação de Seraphina com o Príncipe Lucian foi mal desenvolvida ao longo do livro e parece que no final a autora resolveu focar no nisso, e por isso senti que foi forçada. Mas tenho esperança que no próximo livro podemos ter uma melhora no romance e mais ação.

Um ponto positivo é que gostei de como os personagens foram construídos e até mesmo os coadjuvantes têm a sua importância. O livro é narrado em primeira pessoa pela Seraphina, que apesar de ter 16 anos, se mostrou bem madura em vários momentos. Como eu disse no início, a capa está maravilhosa depois da sua reformulação, e a diagramação está perfeita com páginas amarelas e uma fonte confortável para a leitura.

Considero o universo criado pela autora realmente diferenciado de outros livros de fantasia épica que já li, mas com a demora em desenvolver a trama principal e com um romance fraco, não consegui me afeiçoar completamente. Apesar disso, o final foi bom e satisfatório e me deixou curiosa com o próximo volume da série, que ainda bem já foi publicado pela editora. \o/

A obra de Rachel Hartman foi sucesso imediato nos Estados Unidos quando publicado em 2012, o livro ocupou a lista dos mais vendidos do jornal The New York Times e foi premiado recentemente com o Morris Award, prêmio que homenageia livros de estreia voltados para o público jovem adulto.

Bom, espero que possa conhecer o livro e me diga o que achou também.

Beijos.

♥ Resenha feita por mim e publicada também no blog Meu Mundinho Fictício.

Barrinhadivisoria2_zpsb656bfb6

50 comentários sobre “Resenha: Seraphina – Rachel Hartman

    • Olá Daniele, eu tb acho que cansa um pouco explicar demais.
      Mas tenho esperança que isso é apenas no primeiro livro, que sempre é mais introdutório.
      E na metade do livro para frente melhorou mto e amei a leitura.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Curtir

  1. hehehe

    no começo eu fiquei pensando como raios eles conseguiram fazer acordos com dragões??? diferente esse ponto de virar humano, achei bem legal.

    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante e certamente vai para a minha lista. Ótima resenha!

    bjs

    Curtir

  2. Séries as vezes são assim, como o autor planeja uma história longo passa muito tempo descrevendo detalhes. Uma saga que amo, a Outlander da Diana Galbadon, é assim no segundo livro, primeiro livro perfeito e o segundo muito parado.

    Confesso que achei difícil uma série com dragões e conspirações ser parada, mas pelo que você descreveu, o foco demasiado no cotidiano de um personagem só, mesmo o principal, é realmente cansativo. Eu não conheço esses livros e confesso que me interessei muito, mesmo tendo que passar por 200 páginas paradas. E a nova capa faz mais sentido com a capa do segundo volume do que a capa antiga, então parabéns para a editora, a alteração da capa teve um timing perfeito!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    • Hello Mariana!
      Eu sou doida pra ler Outlander, acho a série muito boa e leio muitas resenhas positivas sobre os livros.
      Somente o começo de Seraphina que é mais lento, mas depois o ritmo ganha força e você vai amar a leitura.
      Espero que possa ler mesmo.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Curtir

    • Olá Benna, eu também adoro dragões e espero que possa ler Seraphina, porque o livro é muito bom e te prende muito no final.
      Cheio de ação e a autora criou um mundo mágico, que realmente recomendo.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Curtir

  3. Oie eu estou pensando em dar esse livro de presente para meu irmão que tem quatorze anos e acho que é umaeitira qhe ele vai gostar bastante. E claro pedir emprestado também pois dragões me fascinam! *-*
    Fantasia é meu gênero preferido e pela sua resenha esse livro tem tudo para me prender.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    Curtir

  4. Olá!

    Apesar de estar um pouco saturada de distopias, adorei essa. Não a leria por ora, mas quando passar essa fase de muitas distopias no mercado, pretendo ler sim. Parabéns pela resenha, pontuou inclusive as partes maçantes.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Curtir

  5. Oie!
    Estou interessada nesse livro, pela tematica de humanos e dragões. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero fazer isso em breve. Estou conseguindo colocar algumas leituras em dia, e provavelmente esse vai entrar aqui na pilha também \o/ O único ponto que talvez eu não goste seja o romance, deu para notar que foi um tanto forçado.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    Curtir

    • Olá Carla!
      A história central é muito boa, cheia de ação e um mundo novo criado pela autora realmente é fantástico. Uma pena que o romance tenha sido meia boca, mas acho que nos próximos livros irão melhorar isso.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Curtir

  6. Olá, Suzzy!

    Eu estou há anos com esse livro na prateleira, mas ainda não tive a chance de lê-lo! Sempre aparece algum que entra na frente, mas vou ver se coloco como meta para 2016. xD

    Também adoro dragões e a história me chamou muito a atenção por causa disso. E também pela própria protagonista que é filha de um dragão. Imagino que a história seja ótima mesmo que tenha esse início parado.
    Estou bem curiosa para conferir!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

    • Hello Carol!
      Eu também fiquei de olho nesse livro tem um tempo, mas a capa antiga me deixava bem desanimada. Agora com as capas novas, a vontade de ler voltou e no geral eu gostei muito.
      Tenta ler sim e depois me fala o que achou, vou adorar conversar.
      Beijos.

      Curtir

    • Heii Fernanda, tenta ler Seraphina sim. Somente o inicio é mais chatinho, porque descreve mais sobre o mundo e a protagonista. Mas depois as coisas ficam muito interessante e vc vicia na leitura.
      Espero que possa ler mesmo.
      Beijos.

      Curtir

  7. “Uma relação ilegal entre um humano e um dragão”, bem interessante isso rsrsr Eu gosto muito de ficção e fantasia, sou apaixonado com criaturas magicas e os dragões são incríveis. A proposta da história é bem interessante. Vou procurar pra ler.

    Curtir

  8. Oi. Concordo com você, essas capas estão fabulosas. Tenso ter a cabeça decapitada e isso num livro juvenil, gostei. Mas fiquei curiosa mesmo em como seria um romance entre dragão e humano. Mas achei um pouco de exagero em ter quase 200 páginas para explicar Seraphina, creio que isso pode ser feito no decorrer da história e sem muitos detalhes, mas não li o livro, não sei ao certo como acontece, digo baseada em sua resenha.

    Curtir

  9. Na minha resenha nem contei o segredo da Seraphina, apesar da capa anterior ser meio que um spoiler… hehe… Gostei mais da nova por não ser tão reveladora, mas li assim que foi lançado, então por enquanto tenho a capa antiga mesmo. Não achei o livro cansativo em nenhum momento, a leitura fluiu maravilhosamente para mim, e estou super ansiosa pra ler Sangue de Dragão, que esperei por vários anos.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

    Curtir

  10. Oi, Suzzy
    Adoro a premissa desse livro. Acho tão legal essa coisa de tratado de paz entre os humanos e dragões.. É bem diferente mesmo. Eu tenho o livro, mas é a primeira edição ainda e ainda não li, infelizmente. E concordo que essas novas capas estão infinitamente melhores.
    Bom, espero que o segundo seja melhor. Vou procurar algumas resenhas pra ver se vale a pena comprar kkk

    Beijo,
    João Victor – De cabeça para baixo | All POP Stuff

    Curtido por 1 pessoa

  11. Oi!

    Adorei sua resenha e coloquei o livro aqui na minha lista para ler – tenho um fraco por narrativas lentas de dragões. Sua resenha ficou ótima! Adorei o detalhe que colocou sobre a mudança das capas, uma curiosidade muito divertida de ler ❤

    Sucesso!

    Curtir

  12. oi
    já conhecia esse livro mas ainda não tinha lido
    a capa é linda,combina com a sinopse 😉
    vou anotar essa dica,vou colocar esse livro na minha meta de leitura desse ano;
    bjs

    Curtir

  13. Primeiro de tudo. Odeio como todo mundo sempre tem 16 anos nos EUA, provavelmente é por isso que Seraphina é madura, não tem 16 anos na versão real, mas, pra vender, ela deveria viver os sweet sixteen, como sempre hahahaha.
    🎉
    Segunda mente, achei interessante e crua a série e gosto de conhecer obras assim. Resenha ótima, like ever hahahahaha.

    Curtir

Deixe um comentário

