Resenha: Vamos Juntas? – Babi Souza

livro oficialToda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Hoje o post é especial!

Em março temos no dia 08 o Dia Internacional da Mulher,  a data foi resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações de mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos. Nessa data, além de nos lembrarmos da importância da mulher na sociedade, em vários países realizam-se conferências e debates para tentar diminuir e, quem sabe um dia acabar, com o preconceito e a desvalorização da mulher! Sim, ainda existe e muito!

Babi Souza um dia voltando tarde da noite do trabalho percebeu o tanto que estava com medo de atravessar a praça deserta para pegar o ônibus. Pensando em chegar segura e rápido, saiu correndo segurando a bolsa e nem olhou para os lados. Quando chegou no ponto percebeu em volta, que havia ali várias outras na mesma situação, então se perguntou: “Por que não fomos juntas?” e esse foi o sinal para iniciar o #MovimentoVamosJuntas.

12360011_725853814215227_6661891591314397899_n-e1451356851806

O livro Vamos Juntas? nos guia por meio de fatos, estatísticas e relatos o que as mulheres passam diariamente: assédios, insultos, preconceitos e entre outros crimes. Através do livro aprendemos o significado de uma palavra que tem muito poder: SORORIDADE. Nunca ouviu falar? Eu também não conhecia até ler, mas saiba que é a base do feminismo.

Para entender melhor, a Sororidade incentiva a união e aliança entre mulheres, em que apoiamos umas as outras, parar com essa ideia de competição e de ficar julgando a vida sexual, o corpo, estilo de vida… Se queremos eliminar de uma vez por todas com o desrespeito e a misoginia (ódio ou aversão às mulheres), o primeiro passo é estarmos unidas, certo?

sororidade (2)

A proposta do livro é quebrar toda essa visão machista, que mulher nasceu para cuidar da casa e dos filhos, que não serve para trabalhar fora, mulher “decente” não usa mini saia ou vai para balada, entre outros absurdos! E de forma clara e sutil, mostrar a força que temos quando nos unimos e que podemos e devemos olhar nossas “irmãs” como amigas, que se apoiam e ajudam em momentos difíceis.

E para sabermos quais as conquistas femininas até hoje, no final do livro podemos acompanhar a linha do tempo com essas vitórias, nos mostrando os direitos que adquirimos com muita luta ao longo da história, isso tudo para te inspirar a continuá-las.

20150903121335282554i (3)

Recomendo muito a leitura do Vamos Juntas?, com sua mensagem clara e direta foi um chamado para mim, que com certeza me convenceu a aderir e divulgar o #MovimentoVamosJuntas. O livro em si chama muita atenção, repleto de informações sobre empoderamento e feminismo, com uma arte colorida e jovem para trair mais pessoas a causa, conta também com ilustrações belíssimas e a diagramação está de babar de tão lindo!

Todas deveriam ler e entender sobre os assuntos, esse guia é para toda e qualquer mulher que quer e acredita que com a união teremos mais força para construir uma história mais digna e mudar o mundo!

Barrinhadivisoria2_zpsb656bfb6

Anúncios

63 comentários sobre “Resenha: Vamos Juntas? – Babi Souza

  1. Li esse livro muito rápido, mesmo porque é bem curtinho mesmo. Mas a Babi fez uma ótima iniciativa com esse movimento #vamosjuntas e espero que se espalhe em todos os cantos desse mundo. Só quem é mulher consegue entender nossos medos e é por isso que devemos ser companheiras uma das outras.
    Beijos, Fer

    Curtir

    • Hei Helana!
      A noite é quando temos mais medo, mas esse tipo de coisa acontece toda hora, as pessoas não tem medo de praticar esses crimes, pq sabem que a maioria não é punida! Absurdo demais!
      Que bom que vai ler, eu gostei muito do livro e do #MovimentoVamosJuntas ❤️

      Curtir

  2. Ainda não li, mas esta na minha lista já!
    Conheço a babi, ela é um amor de pessoa, e através do #VamosJuntas, ela mudou a vida de muitas mulheres pelo país afora.
    Como a Fê disse ai em cima, só quem é mulher entende o medo que temos de andar sozinha na rua. Infelizmente o machismo existe, e ele mata muitas mulheres, é preciso que nos unamos em prol da segurança uma da outra.
    Parabéns pela postagem.

    Curtir

  3. Oiii, tudo bem?
    Desde que vi o lançamento deste livro não vejo a hora de ter a oportunidade de realizar a leitura. É um tema que atualmente está chamando bastante a atenção e é realmente verdadeiro o que nós mulheres podemos sofrer diante de como estão as coisas. Apoio muito essa causa “Vamos juntas”!
    Gostei muuito da sua resenha, parabéns.
    Beijão

    Curtir

    • Olá Morgana, ai que felicidade saber que você vai ler o livro “Vamos juntas?”
      Achei tão importante tudo que aprendi que eu quero passar para o máximo de pessoas possível.
      Bora nos unir, porque há muito que ser feito ainda.
      Beijos.

      Curtir

  4. Olá!

    Estou descobrindo agora o significado de Sororidade. Que livro importante! Eu quero, só pela relevância que ele tem, através de suas páginas podemos ver como as mulheres são constantemente perseguidas e etc… Gostei da resenha e com certeza vou tentar ler neste ano!

    Curtir

    • Heii Grazi, o livro “Vamos Juntas?” narra várias situações que eu me identifiquei demais, ficar sozinha no ponto do busão a noite é uma das piores.
      Não conheço o livro da Janethe Fontes, mas vou procurar com certeza, valeu pela dica!
      Beijos.

      Curtir

  5. Oi!!

    Gosto de livros assim, que desperte a consciência para reflexões que ajude diariamente a nos tornarmos pessoas melhores. E, esse livro representa isso, uma ajudando a outra. Até mesmo pq existe uma concepção equívoca do que é ser feminista, a sociedade e pessoas entendem e compreendem essa forma de agir como se todas fossem contra os homens, e não, são contra paradigmas e conceitos estipulados pela sociedade onde encontram justifica para menosprezar esse gênero, justificando até crimes por condutas e vestimentas “ditas” como inaceitáveis. Esse é um livro que leria de boa, mesmo não conhecendo a palavra sororidade.

    Beijos

    Pensamento literário http://pensaliterario.blogspot.com.br/

    Curtir

  6. Olá! Adorei o post e acho que devemos sim estar cada vez mais unidas contra cada tipo de violência (não só a física) que sofremos diariamente!
    O movimento “vamos juntas” é sensacional, ainda não tinha ouvido falar dele e daqui para frente vou informar outras mulheres e praticar!
    Eu estava comentando hoje mesmo com uma amiga o quanto é importante que nós, mulheres, possamos quebrar certos “hábitos” da sociedade que nos faz sempre carregar um peso maior nas costas que os homens! Coisas como diminuirmos outras mulheres pelas atitudes que só são esperadas delas, quando a obrigação é sempre do casal, por exemplo, arrumar a casa, cozinhas e cuidar dos filhos!
    Não sei se é viagem da minha parte, mas cada pequena atitude é um passo! Quem sabe um dia não chegamos à tão sonhada igualdade né?
    Abraço!

    Karla Samira

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    Curtir

  7. poxa, a principio não tinha dado bola pro livro, nem cheguei a ler aprofundadamente sobre o que ele se tratava, mas agora com a resenha fiquei beeeem interessada… eu leria de boa…
    e vou começar a notar esse aspecto ao meu redor, começar a praticar o que o livro nos ensina…
    bjs…

    Curtir

  8. Oi Suzzy, amei conhecer esse livro. Conhece o termo sororidade recentemente também, em um grande evento que aconteceu aqui na minha cidade todo voltado para o empoderamento das mulheres. A ideia do livro é muito atual e com certeza é uma obra que deve ser lida e divulgada, vou procurá-lo já!!! Bjs

    Curtir

  9. Suzzy, esse livro é maravilhoso! Fui ontem no lançamento dele aqui no Rio, e foi demais. Várias mulheres sensacionais contando suas histórias, formando um grupo de compreensão verdadeira. Li o livro recentemente, recebi da editora, e foi uma surpresa muito boa! 🙂

    Curtir

  10. Oie!
    Eu recebi esse livro da editora, mas sabe quando não para prestar atenção no assunto? Não sabia que era sobre isso e fiquei interessada no volume. Realmente, a mulher passa por várias situações desagradaveis, mas quando estão juntas com outras mulheres, elas conseguem fazer muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  11. Oi Suzy
    Pense num orgulho que eu sinto de fazer parte desse movimento desde o comecinho.
    E se na página no facebook já é maravilhoso tomar essas doses de sororidade, imagino lendo o livro. Ainda não tive a oportunidade mas espero poder fazê-lo em breve.
    enquanto isso #VamosJuntas ♥

    Curtir

  12. Esse livro é lindo demais, né? *-* O que a autora diz está certo, na nossa sociedade tentam difundir uma crença de que mulheres não podem ser amigas de verdade, que uma inveja a outra e tal… felizmente fui criada de outro jeito e tenho amigas maravilhosas, algumas há mais de 20 anos, pessoas que eu amo e sei que sempre poderei contar. Mas não conhecia o Movimento Vamos Juntas nem muito menos a palavra sororidade, e achei fantástica a premissa. Que mulher nunca sentiu medo de estar em um lugar deserto? É muito importante que cuidemos umas das outras.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

    Curtir

  13. Oi Suzzi!
    Muito legal o livro e em meio a tantas divulgações agora que estou por dentro do assunto, e adorei a ideia da Babi, com toda certeza, se nos unirmos venceremos esse preconceito e esses assédios . Eu sou muito medrosa e evito ao máximo chegar tarde em casa devido o ponto ser deserto e acontecer alguma coisa. São muitas mulheres que passam por isso, deixam de fazer o que gostam com medo de lhe acontecerem algo. É muito importante todas se unirem e abraçar essa causa, seria maravilhoso se esse livro chegasse a todas.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    Curtido por 1 pessoa

    • Hei This, eu sou igual a você! Medrosa também de andar sozinha na rua, e evito chegar tarde ou sozinha. A gente infelizmente fica refém desses perigos, mas se a gente não se cuidar é pior.
      A ideia da Babi é bem legal e recomendo mesmo a leitura.
      Beijos.

      Curtir

  14. Oieeee
    Tudo bom?
    Nossa não conhecia esse livro, mas achei a abordagem bem interessante, pois realmente nós mulheres estamos à mercê desse mundo machista e se de fato nos unirmos, podemos fazer algo grande. Também não conhecia essa palavra sororidade.
    Beijos

    Curtir

  15. Gostei da ideia e do livro. É como digo, existe uma grande diferença entre as feministas de verdade e aquelas que se intitulam feministas, mas na verdade pregam o ódio ao sexo oposto e não a igualdade entre os sexos. Este parece ser um livro que ensina as mulheres a se unirem por um propósito comum e bom.

    Curtir

  16. Oie, tudo bem? Vi diversos posts sobre o lançamento desse livro, mas não sabia qual era o assunto. Realmente me chamou bastante a atenção, principalmente por saber que as mulheres são bem mais rivais do que os homens. E a ideia de um livro que venha tentar mudar esse comportamento é muito interessante. Precisamos ser mais unidas e ajudar umas as outras. Beijos, Érika

    http://www.queroseralice.com.br

    Curtir

    • Olá Érika! Fico feliz que tenha se interessado pelo livro “Vamos Juntas?”. O tema é muito atual e a ideia de mulheres rivais é mto forte e sinceramente desnecessário, temos que nos unir para acabar com isso.
      Espero que possa ler e goste do livro.
      Beijos.

      Curtir

  17. Olá.
    Recebi esse livro aqui todo lindo da galera Record e estou louca para ler. Amei saber que o livro é tipo de uma experiencia da autora, não sabia nada do livro até o momento, acho super importante o assunto abordado. Para quebrar o preconceito, esse machismo.
    Teve algo que vc disse que chamou minha atenção, somo irmãs e temos que nos unir. O titulo do livro não poderia ser outro. VAMOS JUNTAS?

    Curtir

    • Hei Tatiany, achei muito legal a iniciativa da Babi e agora todas nós podemos nos unir para lutar contra esse medo de andar sozinha, os perigos de ser mulher e o machismo sempre presente.
      Espero que goste da leitura.
      Beijos.

      Curtir

  18. Oi Suzzy…
    Claro que aderi a causa… muitas vezes passei por isso principalmente em ponto de ônibus, ou quando chego muito tarde em casa da faculdade que a minha rua está completamente deserta…. quantas vezes peguei “carona” com outra mulher que estava com o namorado, só para eu não me sentir sozinha e amedrontada… nós mulheres não devemos viver de picuinhas e nos separando, pelo contrário podemos mostrar a nossa força e muito mais respeito que merecemos nos unindo… adorei a mensagem do livro e a sua resenha… XerO!

    Curtir

  19. Olá, Suzzy!!

    Eu já gostava desse movimento antes do livro. E achei incrível quando o Grupo Record mandou para nós.
    É de extrema importância essa união entre as mulheres porque é na desunião que as piores atrocidades acontecem.
    Já deixei de fazer uma rota porque a rua ficava escura e praticamente deserta e eu tinha medo de andar sozinha em SP. Ainda tenho, por sinal.
    Acho que esse assunto ainda deve ser muito debatido até que haja de fato valores iguais para mulheres e homens.

    Adorei seu post! 😉

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

  20. Poxa *-* Que livro lindo! Sério.
    Só pela capa, título eu não sabia o que se tratava. Nem sabia o que significava a palavra sororidade. Achei muito bacana. E realmente, juntas somos mais fortes.
    Ainda lembro de uma noite quando saí da faculdade e fui para a parada. Era na BR e eu tinha que atravessar um viaduto por baixo. Fui morrendo de medo. Tinha uma outra menina do meu lado e nós atravessamos juntas. Até que chegamos na parada e só tinha nós duas. Eu rezei muito pra ela não ir embora antes de mim. Até que ela perguntou “Tu vai pegar o Barro/BR?” Daí eu: “Vou sim” Daí ela “Eu também! Que bom”.
    Acho que nós duas sossegamos um pouco mais depois disso.
    É realmente bem tenso passar por certas situações. Amei a sua resenha e a temática do livro.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Heii Jéssica! Nossa, ficar sozinha em ponto de ônibus de noite eu já sofri demais com isso. 5 anos de faculdade e era um alivio ter uma carona ou alguém para ficar no ponto comigo.
      Você vai gostar muito do livro “Vamos Juntas?”
      Muito obrigada pela visita, adorei seu comentário.
      Beijos

      Curtir

  21. Oi, Suzzy!
    Também recebi esse livro e ele será o próximo que irei ler.
    Já conhecia o movimento, até porque a Babi é aqui de Porto Alegre, e sempre achei essa ideia super bacana. Infelizmente, mesmo aqui onde o movimento surgiu, poucas pessoas conhecem, o que é uma pena, pois só quem tem que andar altas horas na rua sabe o medo que sente. Espero que agora com a divulgação do livro, as mulheres se concientizem e comecem a se unir, pelo menos para andarem juntas.

    Beijos!

    Books and Movies
    http://www.booksandmovies.com.br/

    Curtir

  22. Pingback: Livros lidos em Março 2016 | Livros e Sushi

  23. Oi Suzzy, tudo bom?
    Eu adorei essa vibe feminista que surgiu no meio literário no mês passado por causa do Dia Internacional das Mulheres. Esse livro chamou muito minha atenção e sua resenha é a primeira que leio. Acho muito interessante essa proposta porque as mulheres não gostam de se ajudar e isso é terrível, pois o machismo ainda é muito forte e precisamos ser unidas.
    Gostei muito da resenha.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s