Resenha: A Indomável Sofia – Georgette Heyer

A indomável Sofia 3DA Indomável Sofia (The Grand Sophy)
Georgette Heyer
Editora Record, 2016
406 páginas
Skoob

Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia para derrubar convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E parece ter chegado no momento certo, pois seus primos estão com muitos problemas e a prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos…

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Hello pessoal!
Eu sou totalmente apaixonada por romances em geral, mas os de época tem um lugar especial na estante, coleciono várias séries e autores. E hoje vamos falar de um livro que me surpreendeu de muitas formas.

Em A Indomável Sofia conhecemos uma heroína distinta ao que estamos acostumados a encontrar nos romances de época contemporâneo. Sofia chega a casa de sua tia Lady Ombersley, após seu pai precisar viajar a trabalho para o Brasil. Aproveitando que estaria na casa de parentes, sua tia fica incumbida de apresentar Sofia a sociedade e assim conseguir um marido para a jovem. O que todos não esperavam é que com a chegada da prima, a mudança seria tão sentida e Sofia se depara com uma família repleta de problemas comandada pelo seu primo Charles, um homem nada fácil lidar. 

Sofia Stanton-Lacy ou Sophy, como gosta de ser chamada, não é uma garota comum. É pró-ativa, possui um senso de justiça enorme, corajosa e com uma língua afiada não hesita em falar o que pensa. Órfã de mãe, teve que acompanhar o pai em diversas viagens e por isso teve uma educação diferenciada e mantém excelentes relações com alguns líderes da sociedade inglesa. A bela jovem além de ter rodado meio mundo, tem seu próprio cavalo e usa trajes considerados ousados para algumas damas, mas para mim é a feminista do século XIX, desafiando todos os dogmas e questões que eram impostas às mulheres. Embora Sophy esteja a frente do seu tempo, ela sabe como funciona a sociedade e entende que precisa respeitar os limites para que seus planos concretizem.

IMG_2683

O livro original é de 1950 e trata-se de um romance rico em detalhes, com diálogo envolventes e personagens bem construídos, até mesmo os coadjuvantes recebem atenção da autora, afinal Sophy se envolve com todos de alguma forma e são influenciados pelas suas ações. Se você procura um romance doce, com cenas íntimas entre o casal e beijos roubados de tirar o fôlego, aqui não irá encontrar. Apesar de ser um romance, o foco da história são as interações sociais e de como  a jovem Sophy com sua personalidade única ajuda os familiares e as demais pessoas, alterando suas vidas e as relações ali existentes. E o modo como ela consegue isso é muito prazeroso de acompanhar, você não quer largar o livro de tão bom.

A Indomável Sofia por ser sido escrito há mais de 60 anos, possui uma linguagem mais erudita e formal, remetendo a norma culta da época, mas é de fácil leitura e acompanhar a história foi uma delícia. A escrita de Georgette Heyer foi uma surpresa e é comparada com Jane Austen, cujo trabalho é amplamente reconhecido por ter inovado a literatura da época que viveu.

É impossível não se apaixonar por Sophy nesse romance divertido e totalmente inesperado. A forma que os acontecimentos foram narrados nos deixavam aflitos para saber o que ela iria aprontar, porque como o titulo já avisa, ela não é nada fácil de domar. Apenas achei o final muito corrido, em que um epílogo fez falta, a gente sempre quer saber mais e mais, no entanto a história fecha direitinho, não se preocupe.

Essa leitura foi especial, porque eu li junto com a minha amiga Carla do Paradise Books, trocamos muitas ideias e ficamos doidas com a Sophy e tudo que ela aprontava, vocês podem conferir as impressões dela no blog clicando aqui, e abaixo tem um pouco da resenha:

Me envolvi profundamente com o livro e me diverti com as trapalhadas em que Sofia se metia, ela é mesmo o tipo de mocinha a frente de sua época, sem muitos limites, exceto pelos da sociedade londrina do século XIX, aos quais ela tenta se ater, sem muito sucesso. Ela não tem papas na língua ou medo de enfrentar uma autoridade, e ao mesmo tempo é sensível as dores alheias e dócil e encantadora com todos. Justamente por perceber desde o começo do livro o tipo de foco da autora, não me decepcionei ao não ver cenas intensas de romance, o livro é focado na jornada da personagem e como ela opera mudanças na família. Tenho certeza que Jane Austen teria adorado!
Carla, do Paradise Books.

Já viu que viramos fã né?! Leitura mais do que recomendada! 

Barrinhadivisoria2_zpsb656bfb6

Anúncios

43 comentários sobre “Resenha: A Indomável Sofia – Georgette Heyer

  1. Suuuuzy linda! Eu amei demais ler esse livro com você, sua amizade foi um presentinho esse ano, tanto em comum, principalmente o amor pelos livros e por esse gênero tão especial que são os romance de época. Venho elogiar mais uma vez suas resenhas, cheias de informações importantes e com uma escrita cativante que faz com que o leitor fique com ainda mais vontade de ler essas obras!
    Parabéns pelo blog ❤
    Você merece todo reconhecimento!
    :*

    Curtir

  2. Olá
    Eu, ao contrario, não curto muito romances, mas esse livro despertou minha atenção, especialmente por causa do ‘rico em detalhes’ com foco nas interações sociais, e por todos os personagens tendo seus minutinhos de fama, acho que o livro deve ser muito bem estruturado, o único problema pode ser a linguagem, mas já sabendo como pode ser posso me prepara melhor para a leitura.
    Beijos

    http://www.poyozodance.blogspot.com.br

    Curtir

  3. Tem uma leitura que me prende e não consigo parar é em relação a livros de epoca. Amo histórias de amor antigo. Esse livro me despertou vontade em ler, vai para lista dos desejados hehehe

    Curtir

  4. apesar de ser uma obra antiga, vejo os romances de época escritos hoje em dia com a mesma pegada e acabo desestimulando pro gênero como um todo…
    ando saturada, e mesmo ele prometendo umas risadas e ser uma leitura divertida, não leria…

    Curtir

  5. Olá tudo bem ? A premissa do livro é maravilhosa , li poucos romances de época ,mas foram o suficiente para me fazer apaixonar por todos é pela sua resenha creio que também vou ter que adicionar esse a minha lista , ótima resenha parabéns !

    Curtir

    • Hei Bia!
      Eu li também alguns romances de época e me apaixonei! A Indomável Sofia é muito bom, a protagonista é única, adorei ler todas as suas loucuras para ajudar os outros.
      Leia sim, que você vai adorar também!
      Beijos

      Curtir

  6. Me apaixonei pelo livro só lendo sua resenha!
    Eu amo romances,. de época então…e se a protagonista for uma mulher de língua afiada, que não se submete aos caprichos impostos pela sociedade da época, ai que me ganha de vez!
    Com certeza esta na minha lista de leituras, preciso com urgência conhecer Sofia.
    Bacana quando lemos com uma amiga né? Por que na troca de ideias, acabamos tendo outra visão do livro, combinei de ler No Mundo da Luna com a Ju, uma amiga minha, estou esperando só o dela chegar, que ela comprou no submarino, ela em SP e eu na Bahia, a literatura unindo pessoas, hahahahahah

    http://www.detudopouco.com.br

    Curtir

  7. Olá, já faz algum tempo que não leio nenhum romance de época, não conhecia essa obra e adorei a dica, já vou anotar aqui na minha listinha.
    A resenha ficou ótima, fiquei ainda com mais vontade de ler.

    Abraços

    Curtir

  8. Seu texto ficou ótimo! Eu sou meio implicante com romances, especialmente os de época, mas seu texto me fez ter vontade de ler este em particular. Talvez tenha a ver com a personalidade da protagonista. Não sei bem… De qq forma, chance dada! Obrigada pela indicação.

    Curtir

  9. Ameiiiii sua resenha. Eu já estava louca por mais esse lindo romance de época. Agora sabendo todos os detalhes que vc apontou fiquei mais interessada. Essas personagens desses romances me inspiram a sempre buscar o melhor da vida e aproveitar as conquistas que elas conseguiram no passado e nós estamos usufruindo agora. Mas me fazem pensar que ainda temos muito que conquistar. Além disso todo o clima de volta ao passado me inspira. Enfim obrigada por compartilhar sua opinião aqui. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

    • Hei Aline, que comentário lindo!
      Fico muito feliz que tenha te animado a conhecer o livro “A Indomável “Sofia”, você vai adorar ela e seu jeito único de ser. Depois me conta o que achou, quando terminar de ler.
      Beijos.

      Curtir

  10. Amei a resenha, Suzzy!

    Eu pedi esse livro também e irei lê-lo em breve, assim acredito pelo menos. xD
    Mas é ótimo saber tudo isso sobre a história já! Me deixou mais empolgada para ler também.

    Romances de época me atraem mais também, acho que foi influência da minha mãe que ama esse tipo de história! Hahaha

    Espero me apaixonar pela Sofia e sua história também! ❤

    Bjs!!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

  11. Oie!
    Adoro romances de época (mesmo eu não tendo lido nenhum).
    Já anotei ele na minha lista de desejados.
    Me identifiquei com a personagem, língua afiada sempre me definiu muito.
    Falo demais, por isso falo muitas verdades, só que muita gente não aguenta ouvir verdades. Curioso, não? Porque para nos falar verdades elas conseguem. Kkkk.
    Quero muito ler logo um romance de época. Fico pesquisando as roupas e me apaixonando cada vez mais por esse tempo tão lindo.
    Abraço!

    Curtir

  12. Eu adoro esse tipo de livro! Sou apaixonada por romances de época ❤
    Sem dúvidas, com a protagonista feminista, tenho certeza que vou me apaixonar por Sophy!
    Já anotei na minha lista de livros para ler!!
    Beijos
    Déia
    Own Mine

    Curtir

    • Hello Tahis! O livro é tudo de bom, Sophy apronta demais, mas ela faz de um jeitinho muito interessante, tem que ler para entender, hehehe…
      Não tem muito romance entre o casal, mas as brigas deles são ótimas, a gente ja percebe o tanto que se amam.
      Leia sim, vc vai amar.
      Beijos.

      Curtir

  13. Oiee,
    eu adoro romances históricos e por isso desde que a editora lançou essa obra eu fiquei muito afim de fazer a leitura, além do mais como resistir a essa capa tão bonita, né? Eu não resisto!
    beijos

    Curtir

  14. Comentei na resenha da Carlinha que romance histórico não é um gênero que me atraia, porque gosto de um romance, preciso de um casal pra amar e sofrer junto 😉 mas vocês duas me deixaram com vontade de ler esse. A Sophy parece ser apaixonante ♥. Quando eu resolver me arriscar na leitura do gênero, esse sem dúvida vai ser o primeiro.

    Curtir

  15. Pingback: Livros lidos em Março 2016 | Livros e Sushi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s