Resenha: Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

POR_LUGARES_INCRIVEIS_1426899840425982SK1426899840BPor Lugares Incríveis (All the Bright Places)
Jennifer Niven
Editora Seguinte, 2015
336 páginas
Skoob

Dois jovens prestes a escolher a morte, despertam um no outro a vontade de viver.
Violet e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive, sentindo-se culpada pelo que aconteceu, ela se afasta de todos e tenta seguir em frente. Theodore é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e com uma família complicada.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em um encontro inesperado na torre da escola e Finch e Violet se conhecem e acompanhamos o desenrolar de uma grande amizade e paixão.

Olá gente!

Essa vai ser uma das minhas resenhas mais difíceis de escrever. Terminei de ler o livro chorando muito, já sou chorona, mas esse livro me fez sentir tantas coisas, nada me preparou para a história de Violet e Finch. 

Por Lugares Incríveis nos apresenta a história de Violet e Finch. Ambos estudam no mesmo colégio, mas não pertencem ao mesmo círculo de amigo, nunca conversaram na vida, eles são totalmente os opostos. Um nem mesmo existe para o outro, até que, o destino os unem de uma forma inesperada.

Violet Markey era uma garota com uma família feliz, aluna brilhante e namorava um dos caras mais populares do colégio. Isso tudo era antes de sofrer um acidente de carro junto com a sua irmã Eleanor, ao qual esta veio a falecer. Não superando essa perda, Violet não via mais sentido na vida, e não tinha ânimo de realizar a mais simples das tarefas do dia a dia. Ia sobrevivendo como podia, contando os dias para a sua formatura, para depois sair da cidade, fugindo dos seus fantasmas.

Theodore Finch é um garoto peculiar, foi apelidado de “aberração” no colégio, após confessar a um amigo que se sentia diferente, com isso diariamente sofria bullying na escola. Ao longo do livro percebemos o seu sofrimento constante, a depressão está bem presente e Finch precisa lidar com a doença sozinho, sua família não enxerga o problema e acha que é apenas uma fase de adolescente. Filho de pais divorciados, sua mãe sobrevive a uma traição e o pai é um homem violento, ou seja, sua base familiar já era desestruturada.

Um dia, na torre da escola, Violet sobe no ponto mais alto pronta para saltar e acabar com as suas dores. O que ela não esperava, quando estava tomando coragem para se suicidar, que Finch estava na torre pensando como seria sua morte se pulasse de um lugar tão alto. Ele a salva no dia, mas como várias pessoas os viram lá em cima entenderam que devido a sua fama de ser a “aberração”, o suicida seria ele e que Violet o ajudou convencendo a não pular.

Após esse episódio, Finch tenta se aproximar de Violet e encontra a oportunidade quando o prof. de geografia passa um trabalho para fazer em dupla de visitar os lugares incríveis do estado onde moram, Indiana. Claro que ele dá um jeitinho e consegue ser a dupla de Violet e ela a contra gosto começa a ter mais contato com o “esquisito” do colégio. Com essa aproximação, pouca a pouco Violet descobre o verdadeiro Theodore Finch por trás da aberração e Finch pode finalmente ser ele mesmo, com suas dúvidas e medos.

Por Lugares Incríveis 2

Jennifer Niven foi muito além das minhas expectativas. A autora escreveu um enredo perfeito, cheio de reviravoltas e nada clichê. Em seu livro de estréia, os temas abordados são intensos: suicídio, depressão, bullying, a omissão das pessoas próximas e como uma mente perturbada trabalha preferindo a morte. Apesar de tudo, o livro tem um romance gostoso de ler, a descoberta do amor jovem, e a maneira como Finch conquista Violet com seu jeito único é muito lindo de acompanhar. Por Lugares Incríveis me fez rir, chorar, imaginar como seria os cenários de cada lugar visitado, suspirar de alívio, foi um misto tão grande de sentimentos que mexeu comigo profundamente.

Com a narrativa alternada entre os protagonistas em cada capítulo, a história de Violet e Finch foi uma grande surpresa, mas também melancólica. O livro vai deixar seu coração apertado, ele mostra como o amor pode surgir de um jeito inesperado e que mesmo sendo forte ainda sim pode ser insuficiente para salvar uma mente perturbada. Foi uma história que mexeu muito comigo, fiquei extremamente emocionada e abalada, chorei por um tempo ao terminar e a sensação de perda era grande, senti que tudo era real, que compartilhava dos sentimentos dos protagonistas e eu queria poder tirar aquela tristeza toda de dentro deles.

A edição da Editora Seguinte está perfeita, a capa está com uma arte linda, com páginas amarelas e fonte confortável para leitura, no final temos o mapa de Indiana com os lugares visitados e notas da autora explicando um pouco sobre o tema.

Já deu para ver que eu gostei muito né?! Realmente recomendo muito a leitura, para aqueles que não tem medo de sentir emoções fortes e se arrebatado por uma história de amor e de superação. 

UPDATE: A autora Jennifer Niven já está confirmada para Bienal Internacional do Livro de São Paulo que irá acontece 26 de agosto a 04 de setembro de 2016. \o/

💻 Resenha feita por mim e publicada também no blog Meu Mundinho Fictício.

Barrinhadivisoria2_zpsb656bfb6

Anúncios

31 comentários sobre “Resenha: Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

  1. Para tudo! E essa vontade de ler a historia de Violet e Finch? Uou, eu sendo emotivo, imagino como finarei ao finalizar a leitura… rs
    Curiosa sobre a escrita de Jennifer, adoro enredo bons com reviravoltas, ja quero ler! ❤
    Opa! Ela vem pra Bienal? Ai sim! 😀
    Beijos

    Curtir

  2. Esse livro é demais! Chorei muito lendo, no ínicio não fiquei contente com o final, mas depois de refletir muito entendi o que aconteceu. Chorei muito lendo e ele está na minha lista de favoritos. Adorei a resenha 🙂

    Curtir

  3. Li esse livro já fazem alguns meses. Gostei bastante da leitura em si, mas não senti essa emoção não :/ acho que isso vai de cada um…
    A escrita da autora é muito boa e ela consegue nos prender no enredo, porém tive problema com os personagens, pois não conseguir sentir empatia por eles.
    Gostei muito da sua resenha e conhecer teu ponto de vista sobre essa obra.

    Beijos!

    Curtir

  4. Uau!
    Eu jamais poderia imaginar que este livro tivesse tal capacidade para envolvimento.
    Sempre que o via na livraria, eu imaginava algo mais bobo e comum, mas depois desta sua resenha pude ver que a obra vai muito além do que eu seria capaz de imaginar.

    Com certeza o adicionarei à lista de leitura.

    Curtir

  5. Oi, Suzzy!!

    Fiquei encantada com sua resenha. Já ouvi muitos elogios sobre esse livro e tenho muita curiosidade de conhecê-lo – ainda mais com a autora presente na Bienal!

    A história parece ser completamente envolvente e tenho muita vontade de ler! Com certeza será um dos meus pedidos de aniversário! Hahahaha

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

  6. Oi!
    Que resenha linda essa sua! ♡ eu já ouvi falar bastante desse livro mas pela capa ele não havia chamado aminha atenção e nunca parei para saber do que se tratava, até agora. A estória em si não me chamou tanto atenção mas a sua resenha amocionada me fez querer dar uma chance a esse livro e já estou prevendo lágrimas durante essa leitura. Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Andy – StarBooks

    Curtir

  7. Olá!!

    Cara, só pela tua resenha e a descrição dos personagens já me fez ficar tristinha, imagine você que leu ele todo, ACHO QUE VOU CHORAR QUANDO LER TAMBÉM. Percebi que os personagens são bem fortes, e MEXE com o emocional da pessoa. Pretendo ler esse livro, já ouvir muito falar, agora quero ler PRA ONTEM!

    Oxente, Leitora!

    Curtir

  8. Oi, como vai?

    Parece muito comovente esse livro, gosto de histórias marcantes, com reviravoltas, afinal de contas, fica com cara de dia a dia, cara da vida, não é mesmo? Aprecio muito livros que vem para nos ensinar algo, que deixam reflexões. Não conhecia, mas depois da sua empolgação e excelente resenha, já está na minha lista de leitura. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    Curtir

  9. Olá!
    Esse livro é tão bem falado que minhas expectativas estão nas alturas!
    Já faz um tempo que ele está na minha listinha de desejados, eu acho a premissa do livro bem interessante e os temas tratados sempre tocam o leitor. Acredito que será uma leitura que me deixará abalada emocionalmente, mas se no final eu gostar tanto quanto você, vai valer a pena.
    Adorei sua resenha e espero ter tempo para lê-lo em breve!
    Beijos!

    Curtir

  10. Li essa obra a exatamente um ano! E a capa desse livro é maravilhosa, eu o amei tanto, que ficou na foto de capa do meu fb por um longo tempo. Violet e Finch são personagens opostas, mas que se completam durante o trajeto para conhecer os lugares mais incríveis, e dessa forma um e outro vai deixando essas marcas. Eu honestamente, não gostei do final, mas a estória como um todo é uma lição de vida e tanto!
    Maravilhada com tua resenha.

    Beijos!

    Curtir

  11. Olá,

    O livro realmente parece carregar uma carga de sentimentos e fiquei muito tentada a ler a obra, após sua resenha fiquei com um sentimento de que preciso conhecer esse livro. Espero em breve aderir a leitura e fico feliz que você tenha gostado tanto do livro.

    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    Curtir

  12. apesar de ser uma leitura juvenil, confesso que a premissa me deixou curiosa, fui lendo a resenha e pensando o quão desgraçada seria a vida desses dois antes de se encontrarem no alto do prédio… anotei a sugestão, quem sabe eu leia, né???
    bjs…

    Curtir

  13. Oi, Suzzy!
    Já vi muita gente elogiando esse livro e pelas resenhas percebi que não é uma leitura para mim. Não gosto de livros melancólicos e nem de histórias que me façam sofre ou ficar deprimida. Por isso esse livro nunca chamou minha atenção. Mesmo assim, amei sua resenha! 🙂

    Beijos,

    Rafa [ blog – Fascinada por Histórias]

    Curtir

  14. Pingback: Resenha: Livro de Memórias – Lara Avery | Livros e Sushi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s