Resenha: Sob a Pirâmide – Christian Jacq

Sob a pirâmide 3DSob a Pirâmide (Beneath The Pyramid)
Série O Juiz do Egito #1
Christian Jacq
Editora Bertrand Brasil, 2016
336 páginas
Skoob
Ao ser convocado para investigar as mortes misteriosas dos vigilantes sob o grande túmulo de Quéops, a esfinge de Gizé, um jovem, inteligente e incorruptível juiz novato vê-se jogado em um viveiro de ganância e corrupção. Sua recusa em assinar um documento que não parecia fazer sentido o leva a descobrir uma trama monstruosa contra o faraó Ramsés. Com a ajuda de seu melhor amigo e de uma bela jovem médica, nosso herói orá lutar para expor a verdade, mas será ele capaz de sobreviver no processo?

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Hello pessoal!

Desde que eu me lembro, eu sempre me interessei pela cultura egípcia, seus mistérios e imponentes construções, que até hoje nos intrigam e fascinam. Ainda não tinha encontrado um livro que me fizesse ficar tão impressionada até conhecer o trabalho de Christian Jacq

A história do livro Sob a Pirâmide se passa na época do reinado de Ramsés, o Grande, onde o Egito prosperava às margens do rio Nilo e com uma civilização bastante desenvolvida em várias esferas, como econômica, administrativa, cultural e militar. No entanto, mesmo em uma sociedade avançada como a do Egito, a corrupção e as falhas administrativas deterioravam as relações interpessoais em meio a interesses individuais.

Passer é um jovem juiz iniciante, que devido ao seu excelente trabalho em sua cidade natal, foi convidado a exercer a sua função em Mênfis, uma das cidade mais prósperas do Egito. Como toda cidade grande, o nível de trabalho é alto e algumas pessoas ricas e poderosas tentam passar por cima da lei devido a sua posição. No entanto, Passer não se deixa abalar e segue a risca o poder que lhe foi conferido, não aceita subornos,  não distigue rico de pobre, muito menos fecha os olhos aos problemas que encontra no caminho. Doa a quem doer!

Ao se deparar com um documento duvidoso sobre a transferência de um guarda da Esfinge, Passer se recusa a assinar a finalização do processo ao pressentir que algo não está correto e, assim, acompanhamos a sua investigação, que toma proporções gigantescas, com possibilidades de afetar inclusive o faraó. 😮

IMG_5613

A história escrita por Christian Jacq uniu elementos que eu amo nos livros, que é de nos entreter e ao mesmo tempo nos ensinar. O autor por ser também um egiptólogo, aplicou todo o seu vasto conhecimento sobre o Egito, nos oferecendo uma riqueza de detalhes surpreendente, e que acaba se tornando uma fonte de informação sem igual. O autor escreve com muita propriedade com uma narrativa ágil, desenrolando rapidamente os fatos, não me senti entendiada em nenhum momento.

O enredo principal tem um tom mais investigativo e cotidiano, em que conhecemos o dia a dia de um juiz do Egito e as burocracias de sua função. Aprendemos sobre a hierarquia existente na época e de como o sistema judiciário funcionava, as dificuldades enfrentadas pelo exército antigo e, principalmente, sobre a cultura do país. Só posso dizer que quanto mais aprendendo, mais admiro os egípcios! 

O jovem juiz felizmente não vive apenas de trabalho e ao longo do livro acompanhamos também as dificuldades e incertezas do seu primeiro amor pela médica recém formada Neferet. Uma moça doce e inteligente, que sofre bastante com o assédio de um dos seus mestres e a história, mais uma vez, mostra como a mulher é posta a dura provas para exercer a mesma profissão que um homem.

O livro Sob a Pirâmide faz parte da trilogia O Juiz do Egito, que aqui foi publicado pela Editora Bertrand Brasil, cuja diagramação está belíssima, fonte confortável para leitura e com capa que remete aos hieróglifos egípcios. Sensacional!

Recomendo essa grande obra para todos que queiram se aventurar no imponente Império Egípcio de Ramsés, o Grande.

 Barrinhadivisoria2_zpsb656bfb6

51 comentários sobre “Resenha: Sob a Pirâmide – Christian Jacq

  1. Olha no quesito história esse livro não me atraiu, mas no quesito capa… minha nossa que capa linda, eu ainda não tinha visto ele em lugar nenhum, mas estou encanta por ela. Irei indicar a alguns amigos quem sabe eles aproveitem melhor do que eu a leitura não e mesmo?

    Beijos

    Curtir

  2. Eu adoro mitologias em geral e também admiro muito os egípcios. Já vi outras publicações de Christian Jacq, como Os Mistérios de Osíris, mas nunca tive a oportunidade de ler. Esse parece ser um excelente livro e vou adicioná-lo à minha lista imediatamente.
    Beijos.

    Curtir

  3. Olá,

    Eu também adoro a civilização egípcia e tenho muita curiosidade em relação ao modo de vida deles, costumes, crenças e etc. Adorei o fato do livro expor o sistema judiciário daquela época, isso é muito interessante e me deixou com muita vontade de ler a obra. Gostei de saber que há também um romance que permeia a obra, além dos mistérios que o protagonista pretende solucionar. Se eu pudesse inciaria essa leitura hoje mas tenho alguns livros na fila para ler. No entanto, este com certeza está aqui anotado e em breve espero ler a série toda.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    Curtir

  4. Olá!

    Não sou fã de livros sobre o Egito, porém, pode ser que eu dê uma chance a ele, essa capa é tão bonita… Não o conhecia, mas achei a forma como você o descreveu muito boa. Parabéns por mais uma resenha bem escrita!

    Curtir

  5. a escrita de Jacq é maravilhosa, mas conheço de maneira mais acadêmica… mas pretendo conhecer sua escrita de ficção, tbm sou apaixonada pelo Egito e sua cultura ❤
    tenho alguns títulos desse na lista mas não custa aumentá-la, né? hehe
    bjs

    Curtir

  6. Oi, Suzzy
    Acredito que essa é a primeira resenha que leio do livro, apesar de já ter visto ele por aí.
    Eu adoro livros que nos fazem conhecer outra cultura, mas confesso que esse não me atraiu pela premissa.
    De qualquer forma, gostei de saber que gostou e que o livro tem esse tom investigativo. Quem sabe um eu me anime.

    Curtir

  7. Ooi! Que bacana esse livro ^-^ Sempre gostei de livros que trazem uma determinada cultura diferente da nossa, ainda mais se tratando da história. Só não achei a capa tão interessante, mas o conteúdo parece ser massa 😀
    Beeijos e boas leituras, também parabéns pela resenha.

    Curtir

  8. Oiii Suzzy, tudobem?
    Realmente me apaixonei de vez pela obra e pela sua resenha, gosto deste assunto e a época em que o livro acontece, tenho um também que se chama “Esfinge” com toda certeza leria este que resenhastes.
    Beijinhos

    Curtir

  9. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e como não li nada da cultura egípcia, será um livro bem diferente do que estou acostumada. E ainda tem mais livros! Bem interessante, estou querendo conferir agora.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  10. Olha, acho que eu nunca li um livro que se passa no Egito! Esse parece ser super bacana, especialmente pelo que você disse do autor ensinar coisas durante a história. Achei essa edição super linda. Talvez seja um bom livro pra eu me aventurar num mundo novo. Ótimo post!

    Bjs, Cass

    Curtir

  11. Oi, oi.
    Parece realmente muito interessante, apesar de não me despertar vontade de ler. Contudo, é bom saber que a escrita, mesmo sendo rica em cultura e ensinamentos, não se tornou cansativa e entediante, isso é muito bom!
    Ótima resenha.
    Bjk

    Curtir

  12. Eu sempre fui apaixonada por mitologia, e toda história que aborda isso me chama atenção. Nesse livro também trás suspense e investigação, que eu adoro, então com certeza um prato cheio. Gostei de saber a história é bem descritiva e que nos ensina muitas coisas daquela época. Espero poder ler em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de maio

    Curtir

  13. Oiii!!

    Eu não conhecia a obra, por mais que eu ame a Record estou sempre no catálogo da Galera, mas esse livro parece ser ótimo! Primeiro e principalmente por todas as curiosidades que a obra traz sobre a cultura egípcia, eu acho que é raro livros com a tematica.
    Adorei sua resenha!!!
    Beijinhos

    Curtir

  14. Um livro escrito por um egiptólogo parece ser mega interessante. Esse tema também chama minha atenção à anos, tanto que tenho um olho de Hórus tatuado e fiquei feliz em ver esse livro resenhado aqui, não conhecia e achei demais. Já anotei a dica de série!!!
    O novo layout está perfeito, parabéns pelo investimento.

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

    • Hello Aline!!!
      Que legal você ter Hórus tatuado, eu ainda estou vendo o desenho, muitas dúvidas hehe.
      Acho que o livro vai ser perfeito para você, espero que goste.
      E muitoooo obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha gostado! ❤️❤️❤️

      Curtir

  15. OIe tudo bom??

    Adoro quando os livros trazem esse quê de aprendizado além do entretenimento. Sempre é bom acrescentar mais conhecimento, ainda mais quando o autor é um egiptólogo, então a historia se torna mais verídica ainda, porque tem um fundo de pesquisas e verdades na base da trama!
    Vou add na minha lista!

    =)

    Curtir

  16. Olá, tudo bem?

    A capa é muito bonita,e parece ter tudo a ver com a história. Eu não sou muito encantada pela mitologia egípcia, mas tenho duas amigas que amam, e por causa delas já tentei me aventurar em alguns romances. Gostei da premissa, então irei indicar para elas, pois acredito que irão gostar muito.

    beijos

    Curtir

  17. Oiii mulher que resenha mais que demais essa sua.
    A capa do livro está incrível, entretanto eu não curto muito essas coisas de mitologia e tudo mais por isso acredito que mesmo a história sendo tão interessante quando me parece ser, ela não me prenderia de tal modo :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    Curtir

  18. Oi, Suzzy!!!

    Também adoro a história dos egípcios e o livro realmente me chamou a atenção, mas acabei não pegando ele.
    Fico feliz de saber um pouco mais sobre o enredo e também estou com vontade de ler! HAHAHA
    Espero ter o oportunidade de checá-lo melhor futuramente! 🙂

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

  19. Pingback: Livros lidos em Maio 2016 | Livros e Sushi

  20. Olá flor, confesso que dentre as mitologias a Egípcia é uma das que menos me agrada (assim como a nórdica), mas tenho que dar o braço a torcer para essa obra, só pra começar, achei a capa lindíssima. O enredo também me interessou, adoro um bom suspense repleto de mistério.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

