Resenha: O Pintor de Memórias – Gwendolyn Womack

O pintor de mem+¦rias

O Pintor de Memórias (The Memory Painter)
Gwendolyn Womack
Editora Record, 2016
378 páginas
Skoob | Goodreads
Bryan é um pintor cujos trabalhos deslumbram o mundo. Mas há um segredo para seu sucesso: cada tela é inspirada em um sonho excepcionalmente vívido. A vida inteira Bryan se perguntou se seus sonhos eram apenas isso ou se seriam memórias, se ele estaria experimentando a vida de outras pessoas. Linz ao visitar uma exposição na galeria de uns amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância e adolescência… em um dos quadros de Bryan. Juntos, os dois vão em busca de respostas para seus sonhos.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Sempre gostei muito de histórias com um enredo de suspense e O Pintor de Memórias é uma obra que me surpreendeu por seus elementos de Arte, História e Ciência envoltos em um thriller inteligente e bem escrito.

Bryan Pierce é um prestigiado pintor, suas obras são aclamadas no mundo todo devido ao seu talento para retratar com uma intensidade nunca vista, cheia de vida e cor.  No entanto, o que ninguém sabe é que Bryan pinta nas telas os sonhos que tem desde a infância. Em seus sonhos, ele é sempre uma pessoa diferente, com outros costumes e que viveram em épocas diversas da sua. E ao acordar o pintor adquire novas habilidades, como falar outra língua, saber embainhar uma espada, conhecer fatos  históricos sem ter lido antes, entre outros.

Linz Jacobs é uma neurogeneticista renomada com vários prêmios, cujo trabalho atual é desvendar como o cérebro cria memórias. Ao realizar uma visita no museu, onde as obras de Bryan estão expostas, se depara com um quadro que a deixou sem palavras, pois se trata de uma imagem que sempre sonhava quando criança, de uma moça amarrada e que ardia em chamas, e no caso, ela era a jovem sendo queimada. Intrigada com os detalhes da obra, Linz conhece Bryan e juntos embarcam numa investigação para saber qual a relação dos sonhos e o quanto que isso pode ser real.

Desde a sinopse eu fiquei intrigada com o enredo e ao iniciar a leitura me surpreendi ainda mais com a trama de suspense. A medida que vamos lendo descobrimos que Linz e Bryan são muito mais que pessoas comuns que tem sonhos, mas o que eles sonham são visões do passado de diversos contextos da história mundial, que podem mudar os rumos do futuro.

O_Pintor_de_Memórias

O Pintor de Memórias tem uma história romantizada, devido aos acontecimentos e explicações que unem o casal, mas ainda sim há uma alta carga de suspense que mescla Ciência, Arte e História. A escrita de Gwendolyn Womack é dinâmica, consegue nos instigar e nos deixar curiosos com os enigmas e ao mesmo apresentar as peças desse quebra-cabeça sem prejudicar a lógica. Eu fiquei surpresa pelo livro ser sua estreia na literatura e de maneira tão positiva.  

O livro tem doses certas de suspense, romance e mistério envoltos em um thriller que surpreende pela originalidade e pelos enigmas apresentados. A narrativa é feita em terceira pessoa, alternando o ponto de vista dos protagonistas, mas isso ão prejudica o entendimento e não perdemos em nada nos detalhes e nas descrição dos lugares.

O final pode ter sido um pouco aberto, mas adianto que a trama central tem uma finalização satisfatória e não seria um problema se o livro fosse único, mas segundo a autora ela está trabalhando no volume dois atualmente. Nem preciso dizer que estou ansiosa por saber o rumo de outros personagens da história.

Recomendo muito para quem gosta de um mistério bem amarrado e com doses equilibradas de romantismo e aventura.

Suzzy Chiu

Anúncios

14 comentários sobre “Resenha: O Pintor de Memórias – Gwendolyn Womack

  1. Oi Suzzy, Gostei da proposta do livro em trazer elementos diferentes como a Arte e a História, abre um leque a mais para desenvolver a história, são ótimos aliados para um belo suspense.
    Bjim!

    Curtir

  2. A finalização foi meio do nada pra mim, depois que eu terminei fiquei com a sensação de: cadê o resto. E eu pesquisei, mas na minha compreensão deu a entender que o segundo livro dela não vai ter relações com esse, mas espero que sim pq eu realmente sinto a necessidade do 2. Kkkk
    http://www.belapsicose.com

    Curtir

  3. Oiii, apesar de ter sua dose de romance não me vejo lendo esse livro por hora, acho que não e o momento não sei, mas sua resenha está ótima, que bom que o livro lhe surpreendeu e lhe agradou e isso que importa no final das contas, suas fotos são sempre lindas desse não ficou atrás, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    Curtir

  4. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e adorei a premissa dele! Achei super original!
    Gostei dos personagens principais e adoro narrativas com pontos de vista alternados. Parece ser realmente um thriller inteligente e bem escrito. Fiquei curiosa e pretendo lê-lo!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    Curtir

  5. Pingback: Leituras do Mês: Julho 2016 | Livros e Sushi

  6. Oi!!
    Gostei da capa. Eu adoro um bom suspense e pelo visto esse é muito bom. É tão bom quando a leitura supera a nossa expectativa. Nossa interessante isso de seus sonhos serem visões do passado, já estou com mais vontade de ler. Como que eu não conhecia esse livro ainda.
    Dica anotada, vou procurar ele para ler e conferir todo esse mistério do início ao fim.
    Beijão!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s