Resenha: Os Vivos e Os Mortos – Susan Beth Pfeffer


os_vivos_e_os_mortos_1465042787589452sk1465042787bOs Vivos e Os Mortos (Life As We Knew It)

Série Os Últimos Sobreviventes #2
Susan Beth Pfeffer
Editora Bertrand Brasil, 2016
336 páginas
Skoob | Goodreads
Um meteoro em rota de colisão com a Lua: um evento astronômico previsto com antecedência pelos cientistas. Só que para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e a Lua sai de órbita, alterando de modo catastrófico o clima do planeta. Alex luta para manter suas irmãs a salvo. Com os pais desaparecidos, cabe a ele assumir responsabilidades inimagináveis e dar o seu melhor para sobreviver enquanto reza para que o restante de sua família volte com vida para casa.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Depois do primeiro livro A Vida Como Ela Era (resenha aqui) vamos continuar acompanhando as mudanças climáticas na Terra após o choque de um meteoro com a Lua, que acabou mudando tudo no planeta, causando várias catástrofes como terremotos, mortes de muitos animais e pessoas, falta de água e comida… os desastres são imensos e agora os sobreviventes precisam aprender a lidar com esse novo mundo de caos.

Apesar de ser o segundo volume da série Os Últimos Sobreviventes, o livro Os Vivos e Os Mortos não é a continuação da história de Miranda (protagonista do livro 1), vamos agora acompanhar a trajetória de outros personagens e como cenário temos Nova York devastada pelas tragédias.

Alex Morales é um jovem de 17 anos, filho de imigrantes porto-riquenho, muito estudioso e responsável. Com todos esses acontecimentos na cidade por causa do meteoro, sua mãe é escalada para trabalhar na emergência do hospital e seu pai teve que voltar ao seu país para um velório, ou seja, eles estão sozinhos em casa e correndo vários riscos! Com o tempo as coisas só pioram e o mundo está praticamente sem energia, comida e água, a comunicação com os pais fica praticamente impossível e bate aquele desespero grande. Alex assume a proteção das duas irmãs mais novas, Briana e Julie, e agora é uma luta contra o tempo para encontrar pelo menos a mãe viva e tentar sobreviver de alguma forma.

os-vivos-e-os-mortos

Assim como o primeiro livro, aqui vamos encontrar o mundo bem caótico, que eu ainda me pergunto se seria melhor tentar sobreviver ou desistir de tudo para evitar mais sofrimento. O planeta como conhecemos não existe mais e diante de tantas tragédias, Alex foi um jovem forte, que eu gostei muito de acompanhar a história. Infelizmente ler sobre o que eles passam e sozinhos é algo angustiante, me coloquei muito no lugar dos personagens e não sei realmente o que faria numa situação de desespero assim, com pais desaparecidos e com recursos escassos para tentar viver.

Susan Beth Pfeffer mais uma vez conseguiu uma história impressionante em vários sentidos! Mostrou as tragédias de uma forma real, tocante e que choca com a descrição das cenas. A evolução dos personagens é algo que não passa despercebida também, a mudança de comportamento é necessária, afinal ver vários corpos espalhados pela rua com certeza modifica a pessoa de alguma forma, a lei da selva fala mais alto.

Gostei muito dos dois livros publicados e recomendo demais para quem gosta de distopias com um tom mais dramático, a narrativa me prendeu á leitura e me fez refletir se eu aguentaria esse caos todo e que devemos dar valor ao que temos, porque nunca se sabe se uma catástrofe assim pode acontecer né?!

»» Sobre a série Os Últimos Sobreviventes ««

Atualmente a série possui quatro livros e todos já foram lançados lá fora. No Brasil, a Editora Bertrand Brasil reformulou a capa do primeiro livro para combinar com o segundo volume e agora contamos com dois livros publicados. Abaixo deixei as capas originais para vocês conhecerem, mas achei a versão brasileira muito melhor. 🙂

Versão BrasileiraOs Últimos Sobreviventes
Versão AmericanaLast Survivors

Gostei demais da série até agora e com certeza vou ler os próximos. Recomendo!

Beijos.

Suzzy Chiu

Anúncios

20 comentários sobre “Resenha: Os Vivos e Os Mortos – Susan Beth Pfeffer

  1. Oiii Suzzy, tudo bem?
    Menina que livro e´esse? Eu fiquei querendo ler com toda certeza para saber como o personagem vai enfrentar isso tudo sozinho, percebe-se ser uma momento de ser independente, além do mais achei bem legal o tema abordado, nos traz uma imaginação, capa linda e edição encantadora. Dica super anotada.
    Beijinhos

    Curtir

  2. A premissa do livro me interessa muito. Gosto bastante de livros que nos apresentam um futuro que ainda não existe mais que talvez esteja próximo. Um lado bem positivo desse segundo é que não é uma continuação dependente do primeiro. Adorei a resenha. Beijão

    Curtir

  3. oi, Suzzy. Gostei bastante das capas e a série tem um enredo bem promissor… confesso que nao sabia da existências desses livros e fiquei curiosa pra saber como o jovem se sai protegendo as irmãs em meio ao chaos…
    dica anotada ^^
    bjs… 😉

    Curtir

  4. Oiii!!! Não conhecia a autora e nem essa saga, mas como gosto de distopias, com certeza eu iria gostar dessa. Pelo menos pelo que vi na sua resenha, esse tema de catástrofes e fim do mundo me atraí bastante.
    Beijos

    Curtir

  5. Ooi! As capas são maravilhosas ❤ Eu gostei da ideia do primeiro livro e esta continuação parece ser bem mais tensa hahaha Parabéns pela resenha!

    Curtir

  6. Pingback: Leituras do Mês: Setembro 2016 | Livros e Sushi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s