Resenha: Livro de Memórias – Lara Avery

O_LIVRO_DE_MEMORIAS_1468323411596425SK1468323411BO Livro de Memórias (The Memory Book)
Lara Avery
Editora Seguinte/2016
392 páginaas
Skoob | Goodreads
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

Heii Pessoal, tudo bem?

Em O Livro de Memórias conhecemos Sammie, uma jovem com o grande sonho de se formar como destaque da turma e de mudar para Nova York para fazer faculdade, ser independente e deixar para trás a sua pequena cidade do interior onde viveu a vida toda.

Sammie é o que chamamos de nerd ou CDF, estuda muito, não vai a festas e tem poucos amigos. Muito do seu sucesso com os estudos se deve a sua brilhante memória, ela nunca se esquece de nada e por lembrar de tudo que ela sempre fecha as provas, somado a isso ela ainda é destaque no grupo de debate e foi escolhida para ser oradora da turma na formatura. Sammie é o tipo de pessoa que a gente ver um futuro de sucesso, aquela que vai longe com certeza.

Apesar de ter planejado seu futuro nos mínimos detalhes, infelizmente Sammie descobre algo terrível para desviá-la dos seus objetivos: ela tem uma rara anomalia chamada Niemann-Pick C, que é uma doença genética degenerativa, que irá enfraquecer a saúde e fragilizar seu corpo com várias complicações, mas o pior é que ela irá perder a memória com o tempo.

Sammie obviamente não quer desistir de nada e irá traçar um novo plano para conseguir viver o que sempre sonhou e uma de suas estratégias é não esquecer de nada! Assim, resolve escrever anotações para a “Sammie do futuro” possa se lembrar de tudo. Principalmente sobre o jovem Stuart, que sempre teve uma quedinha por ele e sobre seu amigo de infância, Cooper, que se distanciou por um motivo que nem se lembra mais, mas que voltou mais forte do que nunca.

O livro de memórias

Ao receber a prova do livro, veio um aviso que seria ideal para os fãs de “Por Lugares Incríveis” (resenha aqui) e que eu particularmente ameiiii muito , sempre gostei muito de sick lit. Por isso já fui lendo com as expectativas bem altas e posso dizer que não me arrependi de nada, muito pelo contrário, me emocionei e adorei a leitura.

Desde o início já sabemos que a doença é muito grave e que Sammie terá poucas chances, mas o modo como ela vive e luta para sair vitoriosa é algo realmente motivador. A gente reclama de tantas coisas da vida e ao ler algo assim nos faz realmente refletir sobre as nossas escolhas. Foi uma leitura que mexeu comigo em muitos sentidos, realmente recomendo para quem não liga de ler algo triste, mas que também é bonito de conhecer.

A escrita da autora Lara Avery foi algo que me impressionou, tratou do tema com muito cuidado, nos transportou para uma realidade difícil, mas sem nos fazer perder o prazer da leitura. A narração é da própria Sammie, o que nos deixa ainda mais conectados com a protagonista e nos faz entender e sentir muitas emoções que ela mesma vive.

O livro se trata de um sick lit, então lágrimas podem vir a qualquer momento. Imagina uma jovem cheia de vida descobrir que tem alguns meses de vida e que muitos dos seus sonhos nunca se realizarão, eu acho bem pesado e não sei como lidaria na vida real. Eu confesso que não chorei, mas no final deu aquela tremida que fiquei com um aperto no coração, foi bem lindo o desfecho e gostei de como foi finalizado.

Espero que possam conhecer a obra, fiquei fã da autora depois dessa leitura e recomendo para quem gosta de livros que nos fazem pensar na vida, nos nossos sonhos e de como não devemos desistir nunca de nada.

Beijo.

💻 Resenha feita por mim e publicada também no blog Meu Mundinho Fictício.

Suzzy Chiu

20 comentários sobre “Resenha: Livro de Memórias – Lara Avery

  1. Olá
    Nossa que condição mais terrível, dever ser muito triste, ando lendo um pouco de sick-lit e realmente tem que estar bem para ler esses livros com essa pegada mais triste, para não ficar triste junto, nesses ultimos três meses do ano parece que tudo resolve acontecer ao mesmo tempo e isso me dá uma fadiga e uma tristeza muito grande, então vou anotar para uma data mais propicia.
    Beijos

    Curtir

  2. Eu corro desse gênero como o diabo da cruz… é muita desgraceira… kkkkk
    Quando vi o lançamento fiquei babando na capa, mas me contive e não peguei,
    É a primeira resenha que leio e ainda bem que não peguei, eu poderia até gostar, mas ia fazer a leitura inteira reclamando por ser um livro sick… kkkkkkkkk
    Fico feliz que tenha gostado.

    Raissa Nantes

    Curtir

  3. Oi Suzzy!
    Eu tento com muito afinco fugir de livros desse gênero mas fracasso constantemente pois sempre aparece um título que me deixa agoniando enquanto eu não o leio. Gostei muito da premissa desse livro e só de ler a sinopse já fiquei com o coração apertado pela protagonista, que parece ser uma personagem e tanto, sem falar nessa capa que é muito bonita. Adorei a dica.
    Beijos!
    porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    Curtir

  4. Oie!
    Eu já li esse livro e gostei bastante a história. Achei a trama intensa e emocionante, daquelas que não consegue mais parar. Impossível ficar indiferente aos acontecimentos da trama. Muito emocionante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  5. Olá,

    Estou bem curiosa a respeito desse livro, confesso que é principalmente por essa capa *—-* Assim como você, eu gostei muito de Por lugares incríveis e também adoro sick-lit, principalmente daqueles que fazem chorar. A premissa do livro está divina, e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa, quero ler o mais breve que eu conseguir.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    Curtir

  6. Oi, Suzzy!

    Me interesso bastante por livros desse gênero, sem contar que a capa tá linda o que me faz querer ler ainda mais. Vou adicionar à minha lista, obrigada pela dica!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    Curtir

  7. Olá, Suzzy!!!

    Sick-lit é um gênero que gosto de ler em alguns momentos específicos. Hahahaha
    Eu sempre acabo com o coração apertado e chorando horrores, então tenho que estar no clima para esse tipo de leituras mesmo. Hahaha

    Mas já tinha gostado da sinopse e gostei mais ainda da sua resenha. Acho que o pior tipo de doença deve ser essa que apaga nossas memórias e nossa forma de pensar. Afinal, “penso, logo existo”.

    Vou adicionar o título na minha lista!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

  8. Que foto lindaaaa! Adorei a premissa desse livro, nunca ouvi falar de nada parecido por isso me interessei bastante! Sua resenha ficou objetiva e em escrita, gostei bastante também! Com certeza lerei esse livro se tiver oportunidade!

    Curtir

  9. Ooi! Eu não conhecia o livro, mas achei a capa maravilhosa :3 não é um gênero que eu leia muito, mas gostei da ideia do livro.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    Curtir

  10. Olá,
    Eu já conhecia o livro de outros blogs e acho a premissa bem legal, além da capa ser um encanto a parte, já quero muito fazer essa leitura.
    A resenha está ótima.
    Beijooos

    Curtir

  11. Suzzy, tudo bem?

    Amei sua resenha. Esse livro já tá na minha lista, mas agora depois de descobrir que ele tem uma pegada ‘Por lugares incríveis’, caramba, me animei mais! Gosto de livros assim, mesmo com uma tragédia anunciada são capazes de nos tocar, emocionar, inquietar… Pelo visto, o livro de memórias deve ser exatamente assim.

    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

