Resenha: Caindo na Real – Jen Calonita

caindo_na_real_1470755345604154sk1470755345bCaindo na Real (Reality Check)
Jen Calonita
Galera Record, 2016
304 Páginas
Skoob | Goodreads
Charlie é uma garota comum que, do dia para a noite, se tornou a estrela de um Reality Show sobre a sua vida. Junto com as melhores amigas, ela terá seu dia a dia monitorado por câmeras o tempo inteiro. Tudo para mostrar ao mundo como é a vida de adolescentes reais. Mas logo as garotas percebem que o que passa na TV talvez não seja tão real assim. Manipulação, intrigas… O Reality Show não para de criar tramas para balançar a amizade delas. Então Charlie se vê obrigada a decidir até onde iria pela fama.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Charlie é divertida, bonita, e adora suas três melhores e inseparáveis amigas. Na pequena cidade onde moram, elas não tem muitas novidades, passeiam pela praia, fazem compras, vão a escola e se divertem nos ocasionais festivais. Charlie trabalha como garçonete em um pequeno café, além de ser uma forma de juntar uma grana para pagar a faculdade, ela também adora e se diverte com seu trabalho. Quando uma produtora de TV de repente aparece oferecendo uma super oportunidade, Charlie precisa tomar uma grande decisão, ela tem a chance de se tornar a protagonista de um reality show e suas amigas também vão fazer parte. Tudo parece um sonho realizado, fama, presentes, reconhecimento, e é claro um salário que ela jamais pensou em ganhar, só que nem tudo é como as telinhas mostram, e quando problemas começam a surgir, ela vai precisar escolher entre a fama e a amizade.

Adoro essas fórmulas dos clichês young adults, quando a Suzzy me convidou para resenhar, não perdi tempo em escolher esse, que prometia um livro fofo e divertido. Mas acabei me surpreendendo bastante com uma história que traz muita reflexão e uma crítica bem forte a indústria do entretenimento e a sua influência na vida dos nossos jovens. Esse é um livro curto, leitura rápida, linguagem jovem, recheado dos clichês do gênero, então temos muitos dramas adolescentes, intrigas e romances fofos, mas também atentamos pra forma como a mídia manipula essas garotas e todo o seu público.

img_2738

Charlie é mesmo uma protagonista engraçada, ela é muito sincera em relação aos seus sentimentos, e é pega completamente de surpresa pela oferta do reality. Gostei muito do fato de todas as meninas terem uma auto-estima legal, geralmente as meninas nessa faixa etária nesse tipo de livro, se sentem sempre inferiorizadas pela aparência ou algum outro fator, mas Brooke, Keiran, Hallie e Charlie não, elas são super companheiras e apoiam umas as outras, até a fama se infiltrar na amizade e colocá-las umas contra as outras.

A autora não perdeu tempo em nos mostrar as críticas, conforme gravam o programa as meninas percebem que não é exatamente a vida real que eles querem mostrar, mas sim um compilado de falsidades, intrigas, mentiras, bastante drama e romance. Quando a produção começa a manipula-las, Charlie se dá conta que alguma coisa muito errada está acontecendo, e aos poucos percebe o quanto eles querem controlar sua vida, além de mentir para o público o tempo todo. Inconformada com essa situação, ela e as meninas vão se unir para tentar fazer dar certo, mas Brooke em quem elas sempre confiaram, acaba se mostrando muito egocêntrica e vai mostrar que não é tão amiga assim como sempre pareceu.

Gostei muito do tema abordado pela autora, ela podia ter escolhido ir pelo caminho mais fácil e mostrar o glamour e tudo de positivo que a fama trás, mas mostrou o lado obscuro e o que isso faz com jovens que acabam entrando muito cedo nesse mercado e não possuem a maturidade de Charlie e suas amigas para lidar com isso, acho uma ótima influência para o público alvo da autora. Mas é claro que não só intrigas fazem parte da história, temos muita amizade e cumplicidade e é claro um romance muito fofinho! Zac é o amigo de Charlie da aula de redação, ela sempre se interessou por ele, e quando ele a chama pra sair mas decide que não quer ficar perto das câmeras, ela também vai precisar decidir entre a vida real e o estrelato.

Com uma protagonista que conversa de maneira muito despretensiosa com o leitor, uma história cheia de altos e baixos, romance e muitas confusões que só adolescentes podem se meter, Jen ganhou um pedacinho do meu coração com mais um clichê super bem escrito e que trouxe muitas reflexões. Leitura fofa e leve, pra quem procura um livro simples pra passar o tempo, se divertir e se apaixonar, principalmente por ser livro único!

* Resenha feita pela blogueira convidada Carla do Paradise Books

Anúncios

10 comentários sobre “Resenha: Caindo na Real – Jen Calonita

  1. Nossa que fofo esse livro, amei sua resenha, eu não sabia sobre esse livro mas gosto de livros reflexivos. Acho que são as melhores leituras. Parabéns meu bem.

    Beijos.

    Curtir

  2. Oie
    Haviam tantas opções ótimas para escolher pela parceria, que eu deixei de solicitar esse 😦
    E vejo pela resenha que a história é legal mesmo.
    Vc diz que tem clichês e confesso que em certas histórias eu gosto, e esse parece ser um deles. Estar em um reality deve ser de pirar né? Estou bem curiosa para saber mais sobre essas garotas e como vão lidar com manipulações, intrigas, fama…
    Bjs

    Curtir

  3. Olá,

    Não sei o porquê, mas ao ver a capa e o título desse livro pela primeira vex, achei que se tratava de mais um livro de youtuber. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e fiquei bem interessada nessa premissa, já que esse é um assunto que está tão em alta no momento, e o fato de a autora ter optado por mostrar o “lado ruim” da coisa, me deixou ainda mais curiosa para saber como isso será abordado.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    Curtir

  4. Olá Suzzi!! Adoro seu blog e suas resenhas!! Eu até já li e gostei de alguns young adult, mas acredito que esse não é o tipo de leitura que me atrai com mais frequência. Achei super importante o fato da autora ressaltar que o mundo da fama não é só o glamour que a maioria dos artistas gostam de vender e que é preciso maturidade para não se deixar manipular. Tomara que esse livro conscientize e divirta bastante seu público alvo! Parabéns novamente por sua resenha!! Bjss

    Curtir

  5. Olá, Carla! Adoreeei sua resenha! Nem sabia da existência desse livro! Acho que a divulgação não está sendo muito boa… A premissa super me chamou atenção! Me lembrou o livro Tocando as Estrelas, em que a protagonista também passa por questões semelhantes. Ah, a capa é linda!
    Beijos

    Curtir

  6. Ola lindona gostei da capa e da premissa do livro, acho importante mostrar os jovens e seus comportamentos, assim como mostrar a realidade se um reality não ser sempre um paraíso aos olhos de quem assiste. Não leria nesse momento devido a grande quantidade de leitura, mas quem sabe nas férias. beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s