Resenha: Uma Longa Jornada Para Casa – Saroo Brierly

uma_longa_jornada_para_casa_livros_e_sushi
Uma Longa Jornada Para Casa

Título Original: Lion
Autor: Saroo Brierly
Editora: Record
Páginas: 229
Ano: 2017
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

A Índia é imprevisível e intensa. Lá, tudo parece estar em uma escala acima da que estamos acostumados: os cheiros e sabores, o trânsito, a variedade de deuses e semideuses tanto no Hinduísmo quanto em Bollywood. Por esse motivo, de vez em quando a vida real acaba ultrapassando os limites do extraordinário e se aproximando daquilo que consideramos fantástico.

Saroo é narrador e protagonista de uma história assim, que emociona pela perseverança e prende a atenção pela sucessão de encontros e “acasos”. Seu relato nos lembra que esforço diário e propósito bem definido podem, sim, nos levar aonde queremos.

É de um ponto qualquer do gigantesco mapa indiano que o menino se separa de seu irmão Guddu e vai parar em Kolkata, antiga Calcutá, perto da fronteira com Bangladesh. Infelizmente, no entanto, não havia ali uma Madre Teresa a cada esquina para garantir as refeições do dia. Longe disso: a vida nas ruas era tão implacável que a fome parecia ser o menor dos problemas.

uma_longa_jornada_livros-e-sushi

Uma Longa Jornada Para Casa nos coloca na pele de uma criança cuja falta de instrução dificulta até mesmo a comunicação com outras pessoas, o que é bastante angustiante. Partilhamos com Saroo a sensação de procurar algo de olhos vendados em um quarto escuro.

Aos poucos, contudo, o protagonista é colocado na direção correta. Seu primeiro destino é a delegacia, onde não permanece por muito tempo. Logo, ele é enviado a uma casa de detenção para menores e, finalmente, ao orfanato em que recebe a oportunidade de recomeçar a vida em outro país.

É reconfortante ler como o processo de adoção de Saroo se desenvolve, pois notamos o carinho e a preocupação da família australiana em apresentar cada detalhe da rotina que levam. Tudo é novidade, a começar pelo avião!

Apesar da dureza das situações, a obra não exagera no apelo dramático. Além disso, é necessário salientar que a tecnologia – fundamental para o andamento da trama – não chama para si os holofotes. O foco se mantém nas relações de Saroo com suas duas famílias e um mundo hostil, mas também repleto de descobertas.

Ginestlay” e “Berampur”, as palavras aprendidas por ele quando criança para designar, respectivamente, a cidade natal e a estação de trem, não existem de fato. Funcionam como senhas que precisam ser desvendadas, e para isso é necessário que alcancem os ouvidos das pessoas certas.

Histórias sobre a Índia sempre me fascinam, portanto recomendo a leitura!

A história teve uma grande repercussão ao ser adaptada para os cinemas, recebendo várias críticas positivas com as performances de Dev Patel (Saroo) e Nicole Kidman (Sue). Além dos vários elogios, o filme foi indicado a quatro indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar como melhor filme de 2016.

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Anúncios

30 comentários sobre “Resenha: Uma Longa Jornada Para Casa – Saroo Brierly

  1. Quando vi o trailer do filme, já fiquei interessada. Ao saber que havia um livro, aí o interesse disparou na escala do “preciso ler o livro”. Bom saber que é uma incrível em todos os aspectos história real. Vou colocar na minha lista!

    Curtir

  2. Olá ♥
    Fiquei bem curiosa para conhecer um pouco mais do livro. Lendo suas considerações fica até complicado não sentir vontade de ler. Fico feliz em saber que eles não exageraram no drama e isso deve dar um ar mais real ao enredo. Assisti o trailer e estou curiosa para assistir o filme.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nossa… eu vi o filme e não tinha noção que havia um livro. Parece realmente ser muito bom e se for no mesmo ritmo do filme arranca lágrimas da gente. O cenário, por ser a India já é um convite para a leitura.
    Vou anotar sua dica!
    Bjos

    Curtir

  4. Ola Renan eu estou curiosa para assistir esse filme, e quem sabe ler o livro com maiores detalhes. Achei a premissa do livro muito interessante, adoro reencontros com uma jornada difícil porém cheia de aprendizados. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    Curtir

  5. Olá!
    Eu não conhecia a obra, mas estou encantada pela premissa.
    Parece ser uma leitura rica e intensa, daquelas que não esquecemos pelo resto da vida.
    Quero muito conhecer a história de Saroo.
    Com certeza pretendo ler!
    Beijos.

    Curtir

  6. Oi!
    Eu assisti ao filme Lion e só depois que me liguei que era adaptação desse livro.
    Sua resenha está ótima, não sei ainda qdo vou ter tempo para ler o livro, mas fiquei mais interessada depois de ler o q vc escreveu.
    See ya
    Rosana

    Curtir

  7. Olá, tudo bem? Adoro livros que retratam história da Índia. Pela suas impressões gostei de saber que de alguma forma o livro vai te tocar.Gostei da forma como você resenhou e fiquei bem interessada. Sabia do filme por alto e gostei de saber que ele também teve boas críticas. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    Curtir

  8. Que livro mais intenso, pela forma que falou, certamente me sentiria angustiada até ele encontrar alguém que o ajudasse. Também fiquei bem curiosa em saber o que acontece depois disso e se ele chega a encontrar a família. Ah, parabéns pela resenha, ficou perfeita!

    Curtir

  9. Tenho ouvido falar bastante do livro, agora que lançou o filme, adorei a sua resenha e me despertou curiosidade ao ler o livro, o tema me agradou e gostei de saber que não é dramático demais.

    Curtir

  10. Adorei esse livro! Apesar de não ser muito fã de relatos autobiográficos, achei tão bem escrito que fluiu da mesma forma que ficção flui para mim.
    A obra realmente me surpreendeu e me deixou com o coração na mão em vários momentos.
    Depois de ler vi o filme e curti bastante, apesar de preferir o livro.

    Curtir

  11. Oi Ronan, ainda não li e nem assisti ao filme. Mas uma amiga minha assistiu e já me garantiu que me emocionarei do início ao fim. Amei sua resenha pois não li um spoiler sequer, e olha que eu já sei quase tudo lendo por aí rsrsrsrs, o pessoal as vezes se empolga demais né?! Eu mesma me policio para não me empolgar demais e estragar a surpresa para os demais. Adorei mesmo!!
    Bjs

    Curtir

  12. Oie, tudo bem? Mais um livro que vejo indicação essa semana que não sabia que existia. Quando anunciaram o filme em nenhum momento ouvi dizer que era baseado num livro =/ Mas enfim, gostei muito da indicação. O enredo, os personagens, e o ambiente em que se passa a história, tudo parece ter sido bem pensado. Estou curiosa para assistir o filme, e agora ler o livro. Ótima resenha. Beijos, Érika ^^

    Curtir

  13. Olá,

    Me parece ser uma história muito bonita e emocionante. Já ouvi falar, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Foi legal conhecer um pouco mais da obra, porque apesar de eu sempre ver esse livro no Instagram, eu não tinha lido nenhuma resenha ainda.
    Dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    Curtir

  14. Pingback: Suzzy Bloom Confessa #6: Janeiro e Fevereiro 2017 | Livros e Sushi

  15. OLÁ…
    Nossa que livro diferentes, acho que eu nunca li nada parecido. A história parece ser bem intensa e interessante, mas acredito que ele não seja muito o meu estilo de leitura. Por isso, apesar de muito bom escrita a sua resenha, o livro não me chamou a atenção.

    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s