Resenha: O Problema dos Três Corpos – Cixin Liu

O Problema Dos Três Corpos
Título Original: The Three-Body Problem
Série: Remembrance of Earth’s Past #1
Autor: Cixin Liu
Editora: Suma de Letras
Páginas: 320
Ano: 2016
Gênero: Ficção Científica
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Você seria capaz de tomar uma decisão que alterasse a história da humanidade para sempre? Uma escolha feita em nome dos que vivem e dos que irão nascer? Calma, não há pressão ou interferência de ninguém; se quiser, pode até preferir deixar tudo como está. Mas a vida moldou você, e somente você, para estar em determinado momento em um local específico e optar entre agir ou não agir.

Antes de pensar na possibilidade desse futuro, vamos voltar algumas décadas.

A vida não era simples para os cientistas durante a Revolução Cultural Chinesa. Entre meados dos anos 60 e 70, o país fervilhou com a perseguição violenta aos que se mostraram, de alguma forma, desleais em relação ao regime. Naquele período, a defesa de certas convicções pessoais implicava em encontros não muito amigáveis com a Guarda Vermelha, como podemos entender a partir do destino do personagem de Ye Zhetai.

Sua filha, Ye Wenjie, profundamente impactada pelos anos de repressão, acaba ficando frente a frente com um dos dilemas mais difíceis da perspectiva de um terráqueo.

Como fã de ficção científica, o que me chamou a atenção para O Problema dos Três Corpos foi a possibilidade de enxergar o gênero sob o ponto de vista de um autor chinês. Minha experiência de leitura foi muito revigorante nesse sentido. Cixin Liu ilustra um contexto histórico importante para a construção da China contemporânea e, em meio ao sangue derramado, pincela aqui e ali passagens poéticas e esperançosas. Além disso, Liu aborda a questão do papel da mulher no meio científico e constrói em Ye Wenjie uma protagonista complexa, dotada de motivações reais.

O “problema” que dá título ao livro se apresenta ao leitor como um jogo, mas, aos poucos, suas dimensões e implicações vão sendo reveladas. Os capítulos finais podem parecer inverossímeis e até anticlimáticos, pois a narrativa perde um pouco de ritmo; realmente, toda a história dos “sófons” soou para mim como algo além da compreensão, mas… quem sou eu para julgar as invenções nanotecnológicas de um povo alienígena?

O Problema dos Três Corpos faz parte de uma trilogia e aguardo ansiosamente pela repercussão da opção feita por Ye Wenjie.

Só para constar, eu provavelmente faria o mesmo que ela.

»» Sobre a Trilogia Remembrance of Earth’s Past ««

O primeiro livro foi originalmente publicado em 2008 e escrito em chinês, depois foi traduzido por Ken Liu e publicado pela editora americana Tor Books em 2014. Um dos grandes destaque da obra é ter vencido uma das principais premiações da literatura fantástica, o prêmio Hugo, na categoria Melhor Romance. Além disso, foi indicado aos prêmios Nebula, Locus, John W. Campbell e Promotheus, mas não ganhou nas categorias que disputou.

Lá fora já foi publicado os 3 volumes da trilogia com as capas abaixo e foi um grande sucesso. Aqui a Suma de Letras não se pronunciou sobre a publicação do segundo volume, mas esperamos que seja breve.

E uma novidade é o livro O Problema dos Três Corpos foi adaptado para os cinemas em 2016, nas palavras do autor “este será o primeiro filme de grande-orçamento da ficção científica na China, muitas pessoas têm altas expectativas para isso, na esperança de que ele se tornará 2001 da China: Odisseia no Espaço ou Star Wars. Mas, pessoalmente, sinto que tal expectativa para a primeira tentativa da indústria cinematográfica da nação pode ser irrealista. Eu prefiro assistir a esse processo se desdobrar com uma atitude calma, tratando-a como um começo positivo para os filmes de sci-fi da China”.

Até a próxima!

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Anúncios

28 comentários sobre “Resenha: O Problema dos Três Corpos – Cixin Liu

  1. Olá,

    Eu venho acompanhando o lançamento desse livro e a cada resenha dele que leio a minha vontade de fazer a leitura aumenta. Eu não sou fã de ficção científica, mas acho válido dá a oportunidade para aquilo que não temos muito contato. O fato de ter uma protagonista muito forte já me chamou a atenção, adorei a resenha! ♥

    → desencaixados.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi
    Tenho visto esse livro em muitos lugares, mas ainda não tinha lido nada sobre ele, meio que achava que fosse um Policial XD
    Agora que li sua resenha já sei o que esperar, e parece ser algo bem interessante, fiquei bem curiosa com essa escolha que Deve ser feita.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi, Ronan
    Tenho visto poucas resenhas desse livro. Gosto de ficção científica, apesar de ler pouco. Que bom que curtiu o livro, apesar de um desfecho sem muito ritmo. Leria a obra se tivesse oportunidade. Nem sabia sobre a adaptação. Se não ler, pelo menos vou assistir.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Essas leituras diferenciadas que o blog apresenta é sempre uma experiência muito legal. Tem um projeto que pretendo participar um dia que é a volta ao mundo em 80 livros. Com certeza esse entraria na China!

    Bjos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oiii, tudo bem?
    Esse é um livro bem diferente do ue costumo ler, sei que seria uma obra que me tiraria da zona de conforto, ótima resenha e anotei a dica, futuramente quero ler.
    Beijinhos

    Curtir

  6. Já tinha escutado falar sobre esse livro mas não me recordo de nenhuma resenha dele. Gostei dá sua. Achei a premissa bem interessante e cativante. Mas por hora deixarei a dica passar. Muita leitura atrasada.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá,

    Eu gosto muito de ficção científica e lerei esse sem sombra de dúvidas, mas chega mais e me diz qual foi a escolha tão importante que a jovem teve que tomar que mudou o rumo da nossa existência? É uma decisão fácil ou que demanda muita reflexão? Fiquei muito curiosa. Vou comprar para acabar com essas dúvidas haha

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Joanice. Não posso dizer qual foi a escolha em si, mas adianto que a decisão não tomou assim tanto tempo da protagonista. Estou aguardando ansiosamente pelos próximos livros para saber quais serão as consequências 🙂 Abraços.

      Curtir

  8. Oi, achei bem interessante a sua escolha de livro rs Apesar de ser da Suma, primeira vez que leio sobre a publicação de um livro chinês, ainda mais uma trilogia. Espero que faça sucesso, para que eles publiquem logos todos e possamos ler. Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s