Resenha: O Livro da Gratidão – Carolina Chagas

O Livro da Gratidão
Inspiração para agradecer
Autora: Carolina Chagas
Editora: Fontanar
Páginas: 128
Ano: 2017
Gênero: Não-ficção
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

📚 Livro recebido em parceria com a Companhia das Letras.

O Livro da Gratidão não deve ser encarado como um típico livro de autoajuda. Diferentemente destes, não há a organização dos capítulos em torno da resolução de um problema ou o tom didático de um especialista que se dispõe a esmiuçar o significado de “mindfulness” (ou de outra palavra da moda, falada por 8 entre 10 celebridades).

Esta obra, assinada pela jornalista Carolina Chagas, parece partir do pressuposto que o leitor não está em busca de uma revelação bombástica, pois já conhece a resposta – ou seja, está familiarizado com os benefícios da gratidão e sabe que ela está relacionada à felicidade, pois vivenciou isso na prática. O foco, aqui, está em celebrar esse sentimento.

O livro está dividido em duas partes: a primeira traz reflexões de filósofos, poetas, psicólogos, sociólogos e antropólogos acerca da gratidão – todas intercaladas por belas ilustrações da artista Heloísa Cintra – e não se propõe somente a apresentar e interpretar cada uma das frases. Ao invés disso, a autora preferiu contar um pouco da história de vida dos pensadores citados de modo que a gratidão constituísse o fio condutor entre diferentes religiões e culturas. É interessante compreender esse sentimento pelo ponto de vista de personagens tão distantes entre si, como uma humanitária indiana advinda de uma vila de pescadores, uma diretora de arte em uma agência de publicidade em Los Angeles e o renomado escritor francês Marcel Proust.

A segunda parte, por sua vez, é composta por práticas diárias de gratidão que abrangem desde a meditação até o mantra havaiano do ho’oponopono, passando pelas já mencionadas técnicas de “mindfulness”. Não se trata de um manual de como atingir o estado de gratidão, e sim de oferecer caminhos diversos para que o leitor, de acordo com suas crenças e preferências, possa potencializar um estado já existente. Não há ordem para executar os exercícios e nem a obrigatoriedade de realizar todos para que a “iluminação” seja alcançada. Fica a critério de cada um.

A leitura do Livro da Gratidão foi bastante leve, inspiradora e, além de tudo, visualmente agradável. A edição, a diagramação e as cores utilizadas são convites muito eficazes à reflexão e contribuem para fortalecer a mensagem contida na obra. Além disso, trata-se de uma experiência que não se esgota na última página, pois as citações e os exercícios merecem ser revisitados sempre. Afinal, à medida que vivemos, tanto os episódios felizes quanto aqueles não tão felizes trazem, de alguma forma, razões para que sejamos gratos a algo ou a alguém – e isso faz com que o nosso entendimento do significado de gratidão ganhe novos contornos. 

Recomendo bastante e indico como um ótimo presente.

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Anúncios

29 comentários sobre “Resenha: O Livro da Gratidão – Carolina Chagas

  1. Oii Ronan tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua indicação e com toda certeza adoraria realizar a leitura, sua resenha ficou ótima e como boa apreciadora de um autoajuda com toda certeza leria.
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bom dia, Ronan!
    Não conhecia o livro, mas afirmo que fiquei bastante interessado nele após sua resenha.
    Adorei a ideia dos exercícios, nosso estado de espírito tem de ser sempre priorizado.
    Livros que nos apresentam personagens diversificados são sempre bem-vindos.
    As ilustrações são mesmo lindas.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá,
    Adorei a resenha!!!! Estava vendo varias resenhas deste livro, porem, nenhuma tão bem explicativa. Acredito que este livro ajudará as pessoas de todas as formas. Não costumo ler livros de auto ajuda, porem, este me deu um animo por ter uma parte que leva a coisas do dia a dia para melhorarmos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oii, tudo bem?
    Então, não conhecia a obra (não sou chegada em livros desse gênero), mas fiquei bem surpresa e curiosa ao ver do que se trata. Gostei de saber que traz reflexões e exercícios para pôr em prática, sem falar que a diagramação parece ser bem agradável mesmo, é o tipo de livro que eu adoraria dar/ganhar de presente.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Paula! Realmente, a diagramação é um ponto alto dessa edição. Ela traz bastante leveza após a leitura das frases e da história de cada autor. É uma boa ideia considerar esse livro como uma opção de presente 🙂 Abraços.

      Curtir

  5. Olá, Ronan!

    Esse não é o tipo de livro que normalmente me atrai, mas vejo como a gratidão é algo necessário no mundo e cada vez mais difícil de se conseguir.
    Eu tento sempre pensar de forma positiva e ser grata, mas às vezes eu sou bem pessimista e reclamo muito. Acho que a maioria das pessoas, né? É muito mais fácil reclamar do que agradecer. Algo que só nós podemos mudar em nós mesmos.

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oie!
    hummm gostei desse livro, acredito que todos nós precisamos aprender a agradecer. Não é fácil ter a gratidão dentro de nós.
    Achei esse título bem interessante, e vou fazer questão de conferir o livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtido por 1 pessoa

  7. Fiquei bem curiosa com esse título. Não conhecia e parece que ele foge do lugar comum dos livro do gênero. Eu vou anotar a dica e na primeira oportunidade ler. Adoro livros que inspiram.
    Bjos

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá tudo bem? Nossa para ser um livro inspirador mesmo. Eu não lembro de ter lido algum outro livro nesse formato que você comentou, e achei ele bem interessante. Com certeza é o que destoa de um auto-ajuda. Fiquei curiosa.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s