Resenha: Inventei você? – Francesca Zappia


Inventei Você?
Título Original: Made You Up
Autora: Francesca Zappia
Editora: Verus
Páginas: 346
Ano: 2017
Gênero: Romance, Young Adult, Juvenil
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Editoral Record.

Alex é uma jovem que acaba de mudar de escola. Além de enfrentar aqueles primeiros dias de aulas, que a gente se sente “um peixe fora d’água” e sem amigos, ela ainda tem um problema que enfrenta desde pequena, ela tem esquizofrenia. Diariamente Alex precisa enfrentar a batalha de diferenciar o que é invenção da sua cabeça e o que é realidade. Para isso uma de suas táticas é tirar fotos de tudo que acha suspeito, se depois de uma tempo a foto permanece igual, é porque aquilo realmente é verdadeiro. Parece complexo, mas tudo que Alex quer é ter uma vida o mais próximo do normal e, quem sabe no futuro, ir para faculdade quando terminar o colégio.

A história gira em torno da vida de Alex em seu último ano na escola, ela tenta esconder de todos sobre a sua doença, apenas a família sabe do diagnostico, mas as vezes sua cabeça a engana e ela comete alguns erros sem perceber. Apesar de suas tentativas de ser igual as outras pessoas, ela não consegue deixar suas manias de lado, sempre que chega em algum lugar, Alex precisa fazer um reconhecimento do local, ao comer sempre vasculha a comida atrás de substâncias letais e faz de tudo para ignorar os nazistas que a perseguem constantemente. 

Inventei Você? é o romance de estreia de Francesca Zappia, em que a autora aborda a esquizofrenia na adolescência de uma forma leve, mas sem deixar de mostrar as complicações que a doença pode causar na vida de quem sofre com ela. Apesar do tom juvenil da história, há cenas dramáticas e tristes, que nos faz refletir e em muita vezes me coloquei no lugar da Alex e pude entender a bagunça que pode ser tornar a vida.

Alex me conquistou desde o início, sua mente funcionava de um jeito diferente, mas seu modo de encarar a vida era motivador. Em nenhum momento desistiu de seus sonhos e mesmo sabendo que a doença atrapalha sua vida, seguia em frente e não ficava chorando pelos cantos lamentando, encarava tudo e defendia seus amigos e família com unhas e dentes, se precisasse. O enredo é simples, mas a autora conseguiu deixar a narrativa divertida e muito interessante, inseriu alguns mistérios e as revelações ao longo do livro deixam a leitura ainda mais gostosa e surpreendente.

O livro foi apontado como um dos YA mais esperados de 2015 pela Barnes & Noble e pelo Huffington Post. Também foi um dos títulos escolhidos pelo Goodreads para concorrer como melhor YA do mesmo ano. Uma curiosidade é que a autora tinha apenas 15 anos quando começou a dar forma ao livro e apesar da pouca idade, sua escrita conseguiu tocar o coração de leitores do mundo todo.

Recomendo muito o livro para quem gosta de uma leitura leve com toques de humor e com uma protagonista diferente.

barra-assinatura

suzzy
Suzzy Chiu
Chinesa mineira, apaixonada por animais, adora coisas fofas, não suporta filmes de terror, potterhead, shopaholic assumida e sempre pensando positivo!

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha: Inventei você? – Francesca Zappia

  1. Oi, tudo bem?
    Achei essa capa linda!! Fiquei bastante curiosa, pois quero entender como a autora tratou uma doença como a esquizofrenia de maneira leve!! Adoro livro que nos emocionam e nos fazem refletir. Vou anotar a dica!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    Curtir

  2. Oiii Suzzy tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela obra da editora, principal por tratar de uma doença que eu tanto gosto de saber sobre, esquizofrenia, só espero que ao ler ela não me decepcione, ótima resenha e dica anotada.
    Beijinhos

    Curtir

  3. Olá,

    Estou muito ansiosa por esta leitura, adoro sick-lits e nunca li nada sobre esquizofrenia, na verdade sou bem leiga em relação a esse assunto. A premissa desse livro me cativou desde o meu primeiro contato com o livro. Espero conhecer essa histórias logo, logo. Achei essa capa muito bonita!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    Curtir

  4. Oie!
    Confesso que não conhecia detalhes da trama, mas quando vi sobre qual era o assunto, fiquei bem curiosa para conferir. Adoro livros que tratam sobre alguma doença ou distúrbio, assim fico conhecendo mais.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  5. Olá!

    Que lindeza de livro! Não o conhecia, mas já estou apaixonada por ele, ainda mais por tratar um tema tão pouco visto na literatura, que é a esquizofrenia. E escrever um livro assim aos 15 anos é muita responsabilidade!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s