Resenha: A Casa das Sete Mulheres – Letícia Wierzchowski

A Casa das Sete Mulheres
Série: Trilogia Farroupilha #1
Autor:
Letícia Wierzchowski
Editora:
Bertrand Brasil
Páginas:
462
Ano:
2017
Gênero:
Literatura Brasileira, Romance Histórico
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Muitos já devem ter ouvido falar da história do livro, uma vez que a TV Globo o adaptou em uma série em 2003 e foi um grande sucesso. Tanto na série como no livro acompanhamos a história de sete mulheres que foram confinadas em uma casa durante a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, entre os anos de 1835 e 1845.

As sete mulheres são Maria Manuela, Caetana, Manuela, Rosário, Mariana, Perpétua e D. Ana, que fazem parte da família de Bento Gonçalves, militar brasileiro e líder da Revolução, que pensando em protegê-las as levam para uma casa isolada e distante dos confrontos da guerra. 

O livro é belíssimo ao narrar a trajetória de mulheres fortes e determinadas, que ao se isolarem para se protegerem da guerra, acabam se unindo para se apoiar e também sobreviverem. Por ficarem muito tempo sozinhas e sem notícias dos familiares que estão nas batalhas, a angustia é crescente e percebemos o trabalho da autora para nos passar essa tensão toda.

Confesso que o livro não é uma leitura fácil, com as suas 465 páginas, o livro tem uma linguagem que remente a maneira que se falava na época como chamar “você” de “vosmecê” por exemplo, o que torna a experiência ainda mais rica e nos transporta para os anos de 1835, mas não deixa de ser uma leitura que se torna lenta as vezes pela linguagem antiga.

A narrativa de A Casa das Sete Mulheres é dividida entre os relatos da autora Wierzchowski com trechos do diário de Manuela, uma das principais protagonistas. Eu me envolvi tanto com o livro que sentia várias emoções ao ler o seu diário, inclusive o final é devastador, fiquei com o coração na mão por alguns personagem que mereciam algo melhor.

Apenas a quantidade de personagens me incomodou, pois além das sete mulheres ainda tinha outros personagens que foram aparecendo e eram nomes e características demais para eu me lembrar e algumas vezes eu estava confundindo as pessoas. Mas nada que estragasse a leitura, muito pelo contrário, recomendo muito o livro, ainda mais se você, como eu, ama romance histórico.

»» Sobre a Série ««

A trilogia Farroupilha é composta de três livros e foram republicados pela editora Bertrand Brasil com capas belíssimas e uma arte que combina com o romance histórico escrito pela Letícia Wierzchowski. A história de todos os volumes tem com pano de fundo a revolução farroupilha e as batalhas que aconteceram no sul do país no século XIX.

1 – A Casa das Sete Mulheres
2 – Um Farol No Pampa
3 – Travessia

barra-assinatura

suzzy
Suzzy Chiu
Chinesa mineira, apaixonada por animais, adora coisas fofas, não suporta filmes de terror, potterhead, shopaholic assumida e sempre pensando positivo!

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: A Casa das Sete Mulheres – Letícia Wierzchowski

  1. Oi, Suzzy!!!

    Eu lembro dessa série, mas, sendo bem sincera, nem sei se assisti até o final. Hahahaha
    Sempre tive que levantar cedo e aí não aguentava ficar acordada até muito tarde.

    Mas mesmo sendo uma leitura mais complexa, tenho certeza que deve ser uma linda história. Eu gosto desse tipo de série inspirada em fatos reais – só que romantizados. Hehehe
    Também gostei das novas capas dos livros com o relançamento pela editora.

    Vou ficar de olho em promoções para adquirir o primeiro livro pelo menos. 😉

    Bjs!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    Curtir

  2. Pingback: Resenha: Um Farol no Pampa – Letícia Wierzchowski | Livros e Sushi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s