Resenha: Your Name – Makoto Shinkai e Ranmaru Kotone

Your Name
Título Original:
 Kimi no na wa
Trilogia:
Your Name, #1
Autores: Makoto Shinkai e Ranmaru Kotone
Editora:
JBC
Páginas:
180
Ano: 
2017
Gênero: Ficção, Mangá

Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

A versão anime de Your Name repercutiu bastante dentro e fora do Japão no ano passado, e os elogios recebidos foram justamente merecidos. Não à toa, o longa será exibido nos cinemas da rede Cinemark no próximo mês de outubro.

Quando descobri que se tratava de um enredo sobre troca de corpos entre um homem e uma mulher, admito que fiquei um pouco com o pé atrás. Talvez seja porque as referências culturais que temos costumam ser carregadas de piadinhas previsíveis e quase sempre infames. Your Name vem para desconstruir essa ideia e criar memórias afetivas difíceis de serem apagadas.

Taki Tachibana é um estudante de Tóquio que trabalha em um restaurante, ao passo que Mitsuha Miyamizu é sacerdotisa em uma cidade rural japonesa. Achei interessante e revigorante o enfoque dado à obra a esse lado do Japão com o qual não estamos tão acostumados, o interior do país com seu ritmo particular, seus costumes e suas tradições. Naturalmente, como nunca estamos satisfeitos, um dia Mitsuha se cansa da vida que leva e imagina como seriam as coisas se ela fosse um garoto bonito de Tóquio…

O que há de particular na troca de corpos dos protagonistas é que ela não é definitiva. No começo, ela simplesmente acontece algumas vezes por semana, sem nenhum aviso e bagunçando todos os compromissos e relacionamentos! Demora um pouco para que eles consigam se situar e por em prática alguma forma de comunicação.

Este primeiro volume da trilogia se passa ainda no momento em que os dois ainda estão se acostumando à vida “dupla” e aprendendo sobre a outra pessoa. Taki e Mitsuha são personagens muito carismáticos e as reviravoltas do enredo fazem com que a gente torça por eles o tempo todo. Your Name mistura drama e comédia nas doses certas e já estou em busca de outras obras do mesmo autor, como “5 centimeteres per second” (5 centímetros por segundo).

Ainda que eu recomende bastante esta adaptação para o estilo mangá, preciso dizer que o traço do Ranmaru Kotone não foi capaz de traduzir com tanta precisão a sensação de encantamento que tive ao assistir ao anime pela primeira vez. Mas o que importa é a história, e esta aqui vai te emocionar!

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Anúncios

14 comentários sobre “Resenha: Your Name – Makoto Shinkai e Ranmaru Kotone

  1. Oi Ronan tudo bem?
    Eu sempre fui bem chegada em assistir animes e ter mangás, esse por surpresa não o conhecia e fiquei encantada em ver a sua postagem, quem sabe eu vá dar uma oportunidade para assistir apenas, parece ser uma historia incrível.
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adoro esse tipo de mangá, Ronan!!

    Não sabia que o processo tinha sido o inverso (o animê inspirou o mangá e não o contrário) D:

    Eu sempre perco os primeiros volumes e depois fico lendo por scans e acabo perdendo a continuidade das séries. Vou assistir o anime já que recomendou tanto.

    Grande abraço, curti muito a resenha!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Ronan! Tudo bem?
    Primeiramente, algum parentesco com a Sabrina Sato? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Desculpe, não resisti à brincadeira!
    Segundo e mais importante, ADOREI a proposta do mangá porque acho essa temática MUITO legal! Essa literal empatia que é colocada em prática é um assunto que deve ser muito falado porque esse sentimento tá muito difícil de encontrar hoje em dia.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s