Resenha: Fortaleza Impossível – Jason Rekulak

Fortaleza Impossível
Título Original:
The Impossible Fortress
Autor:
Jason Rekulak
Editora:
Arqueiro
Páginas:
272
Ano:
2017
Gênero:
Romance, Ficção, YA

Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Sem medo de revelar a idade, vivi intensamente os anos 80 e Fortaleza Impossível evocou memórias de infância quase esquecidas. Minha primeira experiência com um jogo de computador foi com “Karateka”, de 1984, clássico cujo protagonista quadriculado enfrentava samurais em um cenário decorado pelo Monte Fuji. O Atari tinha acabado de ser lançado no Brasil, mas os computadores primitivos proporcionavam uma experiência de uso talvez mais fascinante para aqueles que se dedicavam a vivenciá-la. Para começar, jogos e programas eram gravados em disquetes cujos conteúdos eram explorados por meio do sistema operacional DOS, algo estranhíssimo para o usuário padrão de hoje em dia. A trilha sonora era medonha e os gráficos idem, mas a diversão era absurda.

O livro conta a história de Billy Marvin e uma dupla de amigos que, literalmente, “se metem nas maiores confusões” para colocar as mãos em um verdadeiro tesouro pré-adolescente: a Playboy com as fotos de Vanna White, assistente de palco de programas de televisão americanos como “Wheel of Fortune” (aqui chamado de “Roletrando” e apresentado por Sílvio Santos). Tanto a moça quanto a revista existem no mundo real, diga-se de passagem. Fortaleza Impossível é um clássico da Sessão da Tarde mesmo sem ter sido adaptado para as telas e acerta em cheio no tom nostálgico e na caracterização dos personagens. Billy é um excelente protagonista, mas é Mary Zelinsky, a filha do dono da loja na qual o estoque de revistas está guardado, quem entrega ao leitor alguns dos momentos mais impagáveis.

A história começa com um plano ingênuo: o furto de revistas de entretenimento adulto na calada da noite para futura revenda aos valentões do colégio. Mas logo o enredo evolui para muito mais do que isso: há reviravoltas, descobertas, decepções e diversas situações que prendem a leitura. O estilo de Jason Rekulak é fluido e repleto de referências e sua capacidade narrativa é bastante envolvente, capaz de provocar uma viagem no tempo. Claro, por ser uma época diferente, temas que hoje são tratados como socialmente inaceitáveis – como o machismo e o preconceito, por exemplo – são retratados com uma naturalidade que pode causar certo incômodo. Apesar disso, Fortaleza Impossível é um ótimo livro e o fato de ter sido o romance de estreia do autor aumenta bastante a expectativa para seus futuros projetos.

Como se não bastasse, as últimas páginas do livro ainda reservam um presente que não cabe revelar aqui. De toda forma, seja você da geração X, da Y, millennial ou de qualquer outra década, este livro é garantia de entretenimento de primeira qualidade.

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.