Resenha: Não Me Abandone Jamais – Kazuo Ishiguro


Não Me Abandone Jamais
Título Original: Never Let Me Go
Autor: Kazuo Ishiguro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 344
Ano: 2016
Gênero: Ficção, Distopia
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

📚 Livro recebido de cortesia da Companhia das Letras

Começo essa resenha já me desculpando, pois creio não conseguir passar toda magnitude do livro. Depois de saber que o autor Kazuo Ishiguro ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 2017, fiquei interessada em conhecer suas obras, uma vez que meu namorado já tinha recomendado antes e disse que seria bom ler algo diferente do que estou acostumada. Já confesso que terminei o livro com lágrimas nos olhos e uma baita ressaca. Um livro realmente maravilhoso!

Em Não Me Abandone Jamais conhecemos Kathy H., hoje com 31 anos e que trabalha como cuidadora. Como a maioria de seus colegas, a carreira não dura mais que alguns anos e ela já está no final das suas atividades e por estar encerrando essa etapa da vida, começa a relembrar seus tempos de infância e tudo que passou para chegar aonde está.

A história é contada pela própria Kathy e desde que ela se lembra viveu sua infância e adolescência em Hailsham, um internato inglês que tem como pilar incentivar seus alunos a criarem algo no campo das artes, como pinturas, textos líricos, artesanatos. Seu dia a dia sempre foi preenchido com muitas atividades e ela era cercada de amigos, principalmente os mais próximos como Ruth e Tommy. Esse lar, o único que ela conhece, apesar de ter sido sempre muito amistoso com guardiões ensinando e ajudando os alunos a crescerem saudáveis e, na medida do possível, felizes, Hailsham esconde uma terrível verdade que todos tentam ignorar e preferem esquecer que existe.

Falando assim parece que é um suspense ou uma história de terror, mas é um engano pensar assim. A história é cheia de emoções e dilemas, ao acompanhar o crescimento de Kathy e seus amigos, vimos o seu amadurecimento, o que ela pensava sobre as coisas e como foi se tornar cuidadora, inclusive ela se transforma em umas das melhores em sua profissão, mas seu destino já tinha sido traçado desde o nascimento e ela precisa partir para a próxima etapa.

Kazuo Ishiguro me surpreendeu de todas as formas, conseguiu criar uma história que nos prende, a cada capítulo queremos saber mais sobre essas crianças de Hailsham, de onde vieram, o que são, a narrativa é bem fluida e apesar de não ser linear, pois Kathy nos conta sobre seu passado a medida que vai se lembrando, não fica nada confuso e lá pela metade do livro eu suspeitei de várias coisas, mas confesso que não queria acreditar que fosse verdade, seria cruel demais.

Como eu disse, é uma história difícil de falar, pois não quero estragar a experiência de quem for ler. Eu comecei a leitura sem saber de nada, nem mesmo a sinopse e terminei depois de dois dias ávida por saber o desfecho e do destino de cada protagonista. Não foi uma conclusão fácil de aceitar, mexeu muito comigo, com a nossa ética, com as coisas que acredito e principalmente nos faz pensar sobre as relações humanas e o que fazemos para continuar vivendo.

Recomendo de olhos fechados, um dos melhores livros que li na vida e o prêmio foi muito merecido.

barra-assinatura

suzzy
Suzzy Chiu
Chinesa mineira, apaixonada por animais, adora coisas fofas, não suporta filmes de terror, potterhead, shopaholic assumida e sempre pensando positivo!

16 comentários sobre “Resenha: Não Me Abandone Jamais – Kazuo Ishiguro

  1. Oi Suzzy!

    Tudo bem? Eu AMO esse livro! Li ano retrasado (se não me engano) porque tinha lido (e me apaixonado!) por outra obra do Kazuo e fiquei muito feliz por ele ter ganhado o prêmio nobel de literatura.Tanto Não Me Abandone Jamais quanto O Gigante Enterrado são obras incríveis e cheias de momentos de reflexão, mas sem parecer que ele está dando uma lição de moral na gente, sabe?

    Assim como você eu fiquei presa pela narrativa e surpresa pelos rumos inesperados que ela ia tomando. E eu fiquei fascina pela sensibilidade do Kazuo ao trabalhar alguns dilemas, realmente é um livro para se recomendar de olhos fechados!

    Beijinhos
    http://www.paraisoliterario.com

    Curtir

  2. Oi, Suzzy!

    Recebi esse livro em parceria com a editora, mas ainda não o tinha pego para ler. Li a sinopse e ela me pareceu interessante, mas, ainda assim, deixe-o de lado. Agora, lendo sua resenha, estou com muita vontade de pegá-lo para conhecer mais sobre a história e seus personagens. Parece ser muito marcante, dessas que deixa o leitor pensando por dias e dias.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br

    Curtir

  3. Fiquei curiosa para saber porque mexeu tanto contigo no final! Adoro seu blog, li desse autor Gigante enterrado e foi uma leitura muito gostosinha, sem contar que a edição é linda. Eu nao daria nada por essa capa mas saber que foi uma experiência incrível pra você, me deixa com vontade de ler e logo!

    Curtir

  4. Eu estou com este livro para ler e vejo que outras pessoas tem a mesma opinião que a sua, que parece uma história pesada mas é que na verdade tem muito sentimento envolvido mesmo e acho que vou gostar porque adoro histórias assim. E deve ser por isto que é tão profundo a ponto de não conseguir falar sem expor tanto.

    Curtir

  5. Olá, tudo bem?

    Eu já li um livro do Kazuo, mas infelizmente não me conquistou com tanta magnitude como este para você. Não sei se estava no momento errado, mas de qualquer forma ele está aqui em casa. Se der, dou uma olhada nele com mais calma durante este ano.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    Curtir

  6. Olá!
    Menina com uma capa dessa jamais imaginaria que a narrativa abordaria temas tão interessantes. Gosto de leituras que tem um que de mistérios e deixa a gente animado após cada capítulo e amo mesmo tempo emocionado.
    Certamente me agradaria a leitura dessa história.
    Beijos!

    Curtir

  7. Oi!

    Eu já vi dois livros do autor no skoob e tenho interesse em ler os dois, mas esse é o que mais tem tido resenhas positivas. Adoro narrativas não lineares, então já creio que gostarei desse livro, além de que o tema é muito interessante e adoro acompanhar amadurecimento de personagens, porque sempre me inspiro e aprendo um pouco. Amei a sua resenha e espero ler e gostar tanto quanto você.

    beijos!

    Curtir

  8. Oi, tudo bom?
    Livros assim, que impactam e nos fazem refletir, são os melhores. Esses dias estive pensando em começar a ler livros de autores que ganharam o Nobel de Literatura, mas como já tenho muitos projetos para esse ano, provável que eu deixe para ano que vem. Esse já vai ser um que vou querer ler, dada sua resenha.
    Até mais o/

    Curtir

  9. Olá, Suzzy

    Eu tive a oportunidade de solicitar esse livro na época do prêmio, mas sinto que é uma história que requer um momento certo para ser lida. Pelas resenhas posso perceber a magnitude e a profundidade da narrativa, então quero estar em um momento em que poderei absorver mais a história.
    Adoro histórias reflexivas e ter mais uma confirmação de que se trata de um livro assim só me faz ter mais vontade de que o momento propício chegue logo!

    Beijos
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

    Curtir

  10. Olá ♥
    É tão bom quando gostamos de um livro que nem encontramos palavras para descreve-lo. Tenho esse problema ao resenhas um livro que eu gosto muito, pois nos empolgamos demais. Não conhecia a obra e confesso que se fosse pela capa não leria( sei que é feio julgar um livro pela capa, mas rsrs). A premissa realmente é bem instigante e vendo você falar tão bem no contexto geral bate aquela vontade de fazer a leitura.

    Beijos!

    Curtir

  11. Pingback: Leituras do Mês: Janeiro 2018 | Livros e Sushi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.