Resenha: A Bússola de Ouro – Philip Pullman

A Bússola de Ouro
Título Original:
The Golden Compass
Série:
Fronteiras do Universo, #1
Autor: Philip Pullman
Editora:
Suma de Letras
Páginas:
344
Ano:
2017
Gênero:
Fábula, Fantasia, Aaventura
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Li a trilogia Fronteiras do Universo quando estava entrando no ensino médio, e lá se vão mais anos do que eu gostaria de revelar. Descobri o primeiro livro – cujo título era A Bússola Dourada, e não A Bússola de Ouro – em um suplemento de jornal dominical e comprei com base no pouco que o colunista escrevera a respeito. A capa original, que hoje chamaria pouquíssima atenção em uma livraria, trazia algo parecido com uma bússola (pois se trata, de fato, de um outro artefato, chamado aletiômetro) e, ao fundo, a silhueta de um homem sobre uma colina.

Vivíamos a época de lançamento do primeiro Harry Potter e, não vou negar, a competição era um tanto desleal (e nem vamos começar a falar das adaptações para cinema, pois prefiro esquecer a tragédia que foi ver Iorek Byrnison transformado em urso de propaganda de Natal de refrigerante.) Penso que não seria exagero dizer que muitos do que leram esta trilogia consideram-na uma de suas preferidas entre as infanto-juvenis, isso se não for A preferida. O universo de Philip Pullman é absolutamente fantástico.

Fortemente inspirados pelo clássico Paraíso Perdido, de John Milton, os livros abordam o tema da religião, mas o fazem em tom de desafio. Talvez, nesse aspecto, a obra não agrade a todos os leitores, uma vez que o autor Philip Pullman é conhecido por sua postura crítica em relação ao cristianismo. Além disso, em seu universo, cada ser humano vive acompanhado de um animal metamorfo – conhecido como dæmon, daemon ou dimon, dependendo da edição –, cuja forma física é a manifestação da alma e da personalidade de seu “dono”. O dæmon da protagonista Lyra, Pantalaimon, frequentemente assume a forma de um arminho branco, ao passo que o misterioso Lorde Asriel é sempre visto com Stelmaria, um imponente leopardo-das-neves.

A trama deste primeiro livro é baseada no desaparecimento de crianças – entre elas Roger, um amigo de Lyra – para fins misteriosos, o que faz com que a jovem deixe para trás a segurança da faculdade Jordan, na Universidade de Oxford, para se lançar em uma aventura que a levará até o polo norte nas costas de um urso de armadura. Durante o caminho, a menina descobre que o tal aletiômetro é, na verdade, muito mais do que um simples instrumento de navegação; e, à medida que se familiariza com a misteriosa substância conhecida como “Pó”, percebe que o que está à sua volta não é bem o que parecia ser…

Fronteiras do Universo foi a trilogia que formou meu caráter e mudou minha forma de enxergar o mundo. Lembro quando, na época da escola, havia o boato de que Philip Pullman escrevia umas poucas páginas por dia, daí a demora, praticamente inaceitável, para o lançamento do terceiro livro; tudo o que eu e meus colegas queríamos era acorrentar o cidadão na frente de um teclado…

Quem nunca leu pode ter à disposição a trilogia inteira e, melhor ainda, desfrutar da sensação de encantamento que vem quando conhecemos algo incrível pela primeira vez.

»» Sobre a Série ««

A série Fronteiras do Universo é composta por três livros e já foi toda republicada com novas capas (abaixo)pela Editora Suma, selo da Companhia das Letras. Na história vamos acompanhar as aventuras da jovem Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon em um mundo cheia de magia e aventuras incríveis.

1 – A Bússola de Ouro
2 – A Faca Sutil
3 – A Luneta Âmbar

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

34 comentários sobre “Resenha: A Bússola de Ouro – Philip Pullman

  1. Amei seu texto, adoro quando o foco fica nas impressões do leitor.
    Amei essas capas novas, minha edição é daquelas pocket, mas confesso que ainda não os li … já fizeram vários aniversário na minha estante. Espero esse ano, pelo menos, ler o primeiro da trilogia.
    Ler suas impressões foi mega positivo, fiquei mega curiosa.

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Renan!

    Tudo bem? Faz anos (muitos!) que quero ler A Bússola de Ouro, mas aquelas edições econômicas da Suma simplesmente me desanimavam para caramba! Ano passado quando eles anunciaram (finalmente!) a nova edição, com arte nova, eu fiquei mega empolgada e decidi que desse ano não passa!

    Que lindo que Fronteiras do Universo foi o seu “HP”, que você cresceu com a trilogia. Ela me parece tão encantadora e tenho que concordar que o Iorek Byrnison ficou praticamente igual aos das propagandas da Coca-Cola antigamente.

    Bom, com certeza quero essa sensação de encantamento que mencionou e, de novo, não quero deixar passar desse ano!

    Beijinhos
    http://www.paraisoliterario.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá!

    Eu conheço o primeiro livro exatamente por causa do filme que você citou, e me lembro que quando o vi, gostei muito mesmo. A maneira como você fala dessa história me deixa muito curiosa para conferir os três volumes e partindo do ponto que a história do livro deva ser infinitamente melhor, creio que será um momento de leitura importante e agradabilíssimo. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    Curtido por 1 pessoa

  4. Confesso que o livro não me chama a atenção, mas acho que foi porque um dia eu vi um pedacinho do filme na TV e não curti, não me prendeu em nada. E vou dizer que o fato de ser meio critico ao cristianismo me incomoda, não pela religião especifica, mas por citicar seja qual fosse a religião.
    Apesar de não curtir o livro gostei muito da forma em que a resenha foi disposta, muito esclarecedora e rica em informações, parabéns.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oie
    Não sabia que era uma trilogia, achava que era apenas um livro. Confesso que jjá vi o filme enão gostei tanto, esperava bem mais e somente por isso , não lio livro ainda mas quem sabe um dia kkk Amei a resenha, fico feliz por ter gostado da leitura.
    Bjos, Bya! 💋

    Curtido por 1 pessoa

    • Na verdade, já foi lançado o primeiro volume de uma nova trilogia ambientada nesse mesmo universo, e também vale a pena ler 🙂 Entendo perfeitamente que não tenha gostado do filme. Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Curtir

  6. Oiiii,

    Eu assisti ao filme e fiquei simplesmente apaixonadaaaa, adorei a história e como as coisas aconteceram e pra mim era tudo incrível de mais para as pessoas estarem reclamando, mas aí eu fui ler o livro. Jesus que revolta que me deu, que ódio kkkkk só ai eu consegui entender as pessoas que reclamavam da adaptação. O livro é simplesmente incrível (me deixou com um ódio profundo no final? Deixou, mas uma hora eu tento relevar isto), é uma obra que vale muito a pena conhecer, ainda mais agora com estas novas capas que ficaram lindas de mais.

    Beijinhos…
    http://www.paraisoliterario.com/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Eu achei as capas lindas e olha que geralmente gosto quando tem mais coisas para ficar mais chamativo, mas elas ficaram belas pela história que tem. Eu lembro de ter visto um filme sobre isto ou estou enganada? Mas como o gênero é um que não leio muito a saga para mim não é muito atraente.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá!
    Acho legal quando o autor consegue colocar mais elementos dentro da trama e pelo visto esse desaparecimento das crianças deu uma boa base para o autor trabalhar bem a aventura ao longo da caminhada até o destino de Roger.
    Não é um gênero que goste de ler sempre, mas essas capas são lindas demais.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Camila! Sim, a capacidade do autor de colocar mais elementos dentro da trama é digna de elogios, mas acho que no terceiro livro há coisas demais para resolver. As capas são realmente incríveis (mesmo as antigas já eram). Abraço.

      Curtir

  9. Oie, eu nunca fui muito de fantasia então não fiz parte da turma que era sedenta pelos lançamentos de HP nem dessa séria, mas reconheço que ela é muito bem vista, a maioria dos meus amigos AMA ela, e de fato, a competição era desleal com HP haha fico feliz em conhecer uma série tão importante para você.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá, tudo bom?

    Eu ainda não li essa trilogia, mas tenho uma colega que ama e me indica todas as vezes que conversamos sobre livros. Com o relançameno pela Editora Suma, eu fiquei mais animada para ler, pois as edições anteriores (quando eu encontrava), não eram tão bonitas quanto essas. O enredo é interessante e fico imaginando como deveria ter sido a sua experiência de ler quando as continuações não eram lançadas, então tinha que esperar a boa vontade do autor, rs.
    Sendo uma série que mudou o seu caráter e a sua forma de ver o mundo, deve ser algo realmente muito bom. Além disso, gostaria de ver como o autor aborda a religião em suas obras, já que não é um tema fácil, ainda mais para quem tem uma postura crítica.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação 🙂
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Oi, tudo bem?
    Preciso dizer que morri de rir com a comparação do urso do filme com aquele das propagandas de refrigerante hahaha. Eu não assisti ao filme e, pelo que você falou, fiz muito bem hahaha. Por outro lado, gostaria de ter lido esse trilogia, pois parece ser incrível mesmo. Achei interessante a forma mais crítica com que o autor fala sobre religião, pois acho que a leitura deve levantar questionamentos interessantes.
    Achei essas capas que a Suma de Letras preparou ficaram muito bonitas e estou curiosa para ler. Que bom que a trilogia já está completa hahaha.
    Adorei a resenha e a dica já está anotadíssima.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Oiee Ronan ^^
    Eu adoro as novas capas desses livros *-* mas sabe que ainda não os li? Minha irmã insiste desde sempre que eu devo lê-los, mas para ser sincera, nunca senti muita vontade de ler. Parecem ser muito bons e bem desenvolvidos – além de originais, nunca vi nenhuma história parecida – mas eu ainda vou demorar um pouco para criar ânimo e ler…hehe’
    MilkMilks ♥

    Curtido por 1 pessoa

  13. Olá!Tudo bem?
    Sempre quis ler essa trilogia,a bem uns 3 anos atrás um amigo me prometeu ate hoje ele não me deu,vou eu mesma comprar.Conheci através do filme que me chamou atenção(pelo que li aqui na sua resenha e por outro lugares foi uma negação) e fiquei super curiosa para ler,mas não tive ainda a oportunidade.
    Na época esperar o lançamento deve ter sido muito sofrimento.
    O que me animou mais foi saber de como é o livro e o que me espera lá.
    Quero ler muito em breve.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  14. Olá Ronan, tudo bem?

    Eu até cheguei a ver o relançamento da trilogia, com estas capas lindíssimas, mas infelizmente não sei se teria paciência de ler algo do Philip… Acho que o gênero não vai me agradar, então prefiro tentar assistir ao filme. Se gostar, tento ler, rs.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    Curtido por 1 pessoa

  15. Olha, realmente as primeiras capas eram mil vezes mais bonitas do que essas, não curto muito fantasia infanto-juvenil mas já peguei assistindo esse filme inúmeras vezes na sessão da tarde e acho que é um filme maravilhoso para todas as idades,acho que não leria o livro por já saber a história pelo filme.

    Curtir

  16. Olá!
    Só vim conhecer essa trilogia agora, sério. Na época que saiu, eu não era muito de ler livros, comecei a ler Harry Potter, mas não tinha costume de ir em livrarias. Enfim, gostei da premissa do livro, deve ser uma aventura muito boa, e bem diferente das coisas que já li até hoje. As capas estão tão lindas, quero poder conferir essa aventura! Anotado da lista de desejados!

    beijos!

    Curtir

  17. HAHAHAHAHHAHAHAHA “urso de propaganda de refrigerante”. Eu ri alto aqui, e realmente ficou igual ao urso da Coca-Cola! Hahahaha

    Eu não curto muito fantasia, são poucas as que de fato chamam minha atenção, por isso eu nunca tive muito interesse por essa trilogia. Essas capas novas ficaram maravilhosas, a editora acertou em cheio ao mudá-las.

    Beijo
    -Tami
    http://www.meuepilogo.com

    Curtir

  18. Pingback: Resenha: A Faca Sutil (Fronteiras do Universo #2) – Philip Pullman | Livros e Sushi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.