Resenha: Uma Dobra No Tempo (Uma Dobra No Tempo #1) – Madeleine L’Engle

Uma Dobra No Tempo
Título Original: A Wrinkle in Time
Série: Uma Dobra No Tempo, #1
Autor: Madeleine L’Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 240
Ano: 2017
Gênero: Ficção Científica , Fantasia
Classificação: ⭐⭐⭐⭐
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Ao saber que o livro seria adaptado para os cinemas, fiquei muito curiosa para ler logo, ainda mais sabendo que a obra é de 1963. Uma história que mescla fantasia infanto juvenil com ficção científica e que inclusive ganhou o prêmio literário Newbery na época.

Em Uma Dobra no Tempo vamos conhecer uma família de pais cientistas e crianças espertas, que compartilhavam o peso de serem consideradas com um nível de intelectualidade acima da média, e por isso elas tinham um pouco de dificuldade no relacionamento com outras pessoas. A mais velha é a geniosa Meg Murry, que depois de alguns problemas, muitos a achavam má aluna e azarada, o segundo filho é o pequeno Charles Wallace, rotulado como o “irmão bebê idiota” e por último tem os gêmeos, Dennys e Sandy, alunos medianos, mas que se sobressaíam nos esportes.

A vida da família andava meio conturbada após o sumiço do pai, um dia ele saiu para trabalhar e não retornou mais. Mas em uma noite de chuva forte, as crianças recebem a visita da senhora Quequeé, que os coloca numa missão para achar o pai e também para desvendar um mistério. Agora Meg, seu irmão Charles e um amigo chamado Calvin vão viajar para lugares novos e tentar resolver um problema que está prestes a surgir no mundo e que seu pai pode ser a chave de tudo.

Comecei a leitura com as expectativas bem altas e já adianto que não me decepcionei. Apesar de ter sido escrito há 50 anos e ser uma ficção fantástica com algumas mensagens cristãs, não tive dificuldades na leitura e na verdade eu gostei muito do mundo criado por Madeleine L’Engle, bem recheado de fantasia e feito para o público jovem. E não se assustem com o que falei, pois são apenas algumas referências a religião, é capaz de nem notar. Só para comparação, Crônicas de Nárnia também segue o mesmo modelo e todo mundo ama!

A história por si só já é maravilhosa com personagens bem cativantes e desenvolvidos, mas o que mais me marcou foi a mensagem sobre o amor e família e que todos nós somos iguais, de maneiras diferentes. Não tirar as melhores notas, ter um cabelo crespo, um nariz grande, ou estar acima do peso, são qualidades consideradas falhas para muita gente, mas na verdade são características que nos marcam como único. Gostei muito de como foram retratadas as crianças, elas foram condizentes com a sua idade e com inseguranças, o que é normal e que não se você não encaixa em um padrão está tudo bem também.

Apesar de ser um infanto-juvenil, o livro não tem idade para ser lido. A fantasia é envolvente e o mistério bem intrigante, Madeleine L’Engle conseguiu criar uma obra fantástica, que me prendeu a leitura e seus personagens foram incríveis e me fizeram sentir parte do livro, realmente uma leitura que gostei muito e recomendo. Mal posso esperar para ver o filme no cinema com os efeitos especiais.

A edição da HarperCollins Brasil está maravilhosa, a editora fez um trabalho primoroso e lançou o livro em capa dura e com toque aveludado. Dentro do livro, além da história (óbvio haha), temos o discurso de agradecimento da autora pela medalha Newbery e um posfácio escrito por uma de suas netas. Esses extras sempre enchem os nossos olhos, pois nos envolvem ainda mais com a obra. 

»» Sobre a Série ««

A série Uma Dobra no Tempo é composta por cinco livros e eles foram escritos pela autora Madeleine L’Engle em 1967. O primeiro volume com o mesmo título da série e está sendo publicado pela Editora HarperCollins Brasil e conta a história de Meg Murry, uma jovem em busca do pai, que desaparece ao fazer experiencias com o tempo e espaço. Em cada livro tem uma história diferente e podem ser lidos sem ordem certa.

1 – Uma Dobra no Tempo
2 – Um Vento à Porta
3 – Um Planeta Em Seu Giro Veloz
4 – Many Waters (ainda não publicado)
5 – An Acceptable Time (ainda não publicado)
barra-assinatura

suzzy
Suzzy Chiu
Chinesa mineira, apaixonada por animais, adora coisas fofas, não suporta filmes de terror, potterhead, shopaholic assumida e sempre pensando positivo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.