Resenha: Um Jantar entre Espiões – Olen Steinhauer


Um Jantar Entre Espiões 
Título Original: All the Old Knives
Autor: Olen Steinhauer
Editora: Record
Páginas: 300 
Ano: 2018
Gênero: Suspense, Mistério
Classificação: ⭐⭐⭐
🔎 Compare os preços do livro aqui.

2006, Viena. Um grupo terrorista sequestra um avião e ameaça matar todos a bordo se suas reivindicações não forem atendidas. Governos e agentes buscam maneiras de contornar a situação, mas infelizmente o desfecho foi uma tragédia com 120 pessoas mortas.

Anos depois, o caso é reaberto ao receberem a denúncia de que os terroristas tiveram ajuda de alguém de dentro da CIA. O agente secreto Henry Pelham é o encarregado da investigação e, por isso, começa a visitar e interrogar todos os seus colegas que trabalhavam na agência na época do sequestro, inclusive sua antiga colega e amante, Celia Harrison.

Celia era uma excelente agente, mas, depois do incidente terrível com o avião, decidiu ter uma vida sossegada, deixando a profissão para se casar e ter filhos. Porém, agora que seu antigo amor resolveu confrontá-la sobre suas lembranças, ela não terá escolha a não ser falar toda a verdade.

Considerado um dos melhores escritores de espionagem contemporâneos, Oleg Steinhauer apresenta um enredo inovador ao escrever uma história de espionagem que se passa praticamente numa mesa de jantar! Eu confesso que esperava mais, algo com mais ação, mistérios e agentes ninjas nos fazendo pensar mil teorias, mas, em meio a tantas informações, personagens e lugares, acabei me perdendo algumas vezes e tive que voltar para entender o que eu tinha perdido.

A trama é até interessante e, acompanhando os protagonistas sentados frente a frente, percebemos um jogo de manipulação, verdades e mentiras. Não sabemos até onde os fatos são verídicos, e a cada capítulo temos um personagem dando voz às suas lembranças, o que faz com que possamos conhecer mais sobre cada um, suas relações pessoais e profissionais, e o mais importante: vamos entendendo melhor a gravidade do problema e queremos saber quem é o traidor!

No geral foi bom ler algo diferente, apesar dos protagonistas não terem me cativado tanto assim. A história é razoável e o final me surpreendeu um pouco, por isso recomendo para quem é fã do gênero.

NOVIDADE: O livro Um Jantar Entre Espiões já teve seus direitos vendidos para o cinema e será dirigido por James Marsh (de “A Teoria de Tudo”) e protagonizado por Michelle Williams e Chris Pine. Curiosa para saber o resultado da produção cinematográfica.

barra-assinatura

suzzy
Suzzy Chiu
Chinesa mineira, apaixonada por animais, adora coisas fofas, não suporta filmes de terror, potterhead, shopaholic assumida e sempre pensando positivo!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.