Resenha – Graça & Fúria (Graça e Fúria #1) – Tracy Banghart

A Queda dos Reinos 
Título Original: Falling Kingdoms
Série: A Queda dos Reinos, #1
Autora: Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2013
Gênero: Fantasia, Ficção, Aventura
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Vamos conhecer um mundo que as mulheres não tem direito a nada, nem mesmo podem ler e são instruídas a serem obedientes e pacíficas. Caso alguma mulher infrinja a lei, ela pode ser executada ou enviada para uma prisão e nunca mais sair. No reino de Viridia existem as Graças, que são as damas escolhidas para servir o Superior (equivalente ao Rei) e as demais são as criadas ou aias, como são chamadas.

Serina e Nomi são irmãs e apesar de morarem na mesma casa, cada uma foi criada de forma bem diferente. Desde pequena a mãe decidiu que Serina seria uma Graça e a outra deveria ser sua aia. Então dentro de casa Serina sempre dormiu na melhor cama, comia mais que todos, tinha aulas de etiqueta e de como ser obediente e educada. Já a Nomi era responsável pelos afazeres da casa, como limpar, passar, cozinhas e por aí vai.

A cada três anos, o Superior escolhe três graças, que com o tempo acaba formando uma espécie de “harém” de mulheres criadas e educadas para servi-lo de todas as maneiras. Esse ano, o herdeiro do trono irá escolher suas primeiras graças e Serina parte para o castelo para participar da seleção com Nomi como sua criada pessoal.

Nomi nunca gostou de chamar atenção, e como criada ela era invisível, conseguia entrar sair sem ninguém notar. Mas ao acompanhar a irmã na seleção nunca imaginou que sua vida mudaria drasticamente quando por uma peça do destino ela acabou sendo escolhida no lugar da irmã, se tornando uma graça! Ela não tinha treinamento, odiava as obrigações de uma graça e principalmente iria perder a sua liberdade para sempre. E agora Serina era sua criada e as duas vão ter que aprender a viver esses papeis trocados.

Adoro livros em que a protagonista é forte e determinada, e quando soube que seriam duas mulheres, fiquei muito animada e louca para ler logo Graça e Fúria e saber tudo sobre essa inversão de papeis e de como cada uma se sairia no lugar da outra e as complicações disso tudo.

Graça e Fúria é uma obra fantástica que trata do empoderamento feminino, as situações que somos apresentadas em Viridia são totalmente revoltantes e o pior é saber que muito do que lemos temos exemplos na vida real e de várias mulheres sendo subjugadas diariamente. 

O livro é narrado em terceira pessoa por cada irmã, em capítulos intercalados, e acompanhamos a saga delas em um papel que nunca pensaram em assumir. Confesso que no início considerei a história de Nomi mais interessante, ela se tornando uma graça e de como tudo aconteceu, mas até o fim da leitura, Serina era a minha preferida! O que ela teve que enfrentar para sobreviver é algo que poucas pessoas encarariam e a cada dia a trama só melhorava, o crescimento da personagem é espetacular.

No livro encontramos muita ação, jogo político e poder, há um pouco de romance, mas que não é o foco da trama. O mais interessante é ver que apesar do rancor entre Serina e Nomi pela troca de posições, as duas ainda se amam e tentam a todo custo se ajudarem, mesmo com risco de morte. Além das protagonistas, conhecemos outras personagens femininas fortes, cuja história mexeu comigo e fiquei revoltada com as injustiças que elas sofreram.

A história é muito bem escrita pela Tracy Banghart, terminei em poucas horas de tanto que me viciou. Apenas as reviravoltas não me surpreenderam tanto, eu já imaginava o que ia acontecer com os personagens, achei muito parecido com a história de Rainha Vermelha e A Seleção, não quero dar spoilers, mas quem já leu acho que vai sacar na hora o que eu estou falando.

A edição da Seguinte está perfeita, a ideia da capa ficou maravilhosa com uma irmã de cada lado e nem preciso falar que quero o próximo para já.

»» Sobre a Série ««

A série Graça e Fúria da autora Tracy Banghart ainda está sendo escrita e conta com 2 volumes por enquanto. Vamos acompanhar a saga de duas irmãs que devido a vários problemas e mal entendidos acabam trocando de posição na sociedade, o que as mudam para sempre, principalmente o modo que elas enxergavam o mundo e seus sonhos.

1 – Graça e Fúria
2 – Queen of Ruin (ainda não publicado no Brasil)

barra-assinatura

suzzy
Suzzy Chiu
Chinesa mineira, apaixonada por animais, adora coisas fofas, não suporta filmes de terror, potterhead, shopaholic assumida e sempre pensando positivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.