Resenha: Anne Frank, a biografia ilustrada – Sid Jacobson & Ernie Colón

Anne Frank, a biografia ilustrada
Título Original: Anne Frank: The Anne Frank House Authorized Graphic Biography
Autor: Sid Jacobson
Ilustrador: Ernie Colón

Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 160
Ano: 2017
Gênero: HQs, Graphic Novels, Adaptações
Classificação:⭐⭐⭐⭐⭐
🔎 Compre seu livro com o melhor preço aqui.

📚 Livro recebido em parceria com o Grupo Companhia das Letras

Por ter sido autorizada pela Casa de Anne Frank — museu em Amsterdã, na Holanda, que funciona nas instalações em que Anne permaneceu escondida durante a 2ª Guerra Mundial — , esta biografia é rica em informações históricas que não costumamos encontrar em outras adaptações. Sendo assim, em alguns momentos a narrativa é interrompida para que o leitor possa compreender melhor o contexto geral (por exemplo, a crise econômica pela qual passava a Alemanha no início da década de 30). Essas intervenções não são longas o bastante para atrapalhar o ritmo da obra e, na minha opinião, enriquecem a experiência de leitura. Contudo, é preciso deixar claro que esta não é uma versão ilustrada do diário de Anne e que a redação não é feita em primeira pessoa.

Pode-se dizer que, por ser um livro chancelado pela organização que leva o nome dessa personagem histórica, o seu tom foi atenuado tanto em relação ao texto quanto às imagens, há uma preocupação em não retratar os horrores do nazismo de forma tão pungente e realista. Os autores adotam uma perspectiva mais didática, focada nas consequências da guerra para a  família, e contam inclusive como o pai de Anne, Otto, seguiu trabalhando para dar voz ao legado deixado pela filha.

Além das referências históricas presentes ao longo da obra, há uma lista ao final com indicações de leituras complementares e uma cronologia, também ilustrada, que contempla fatos ocorridos entre o nascimento e a morte de Otto, o único ocupante da casa que sobrevive ao Holocausto.

Nada que seja baseado na história de Anne Frank pode resultar em uma leitura leve e livre de reflexões a respeito dos tempos atuais e, justamente por este motivo, a mensagem desta biografia ilustrada é tão importante. Por conta do seu teor documental e pela competência de Sid Jacobson e Ernie Colón ao transpor eventos históricos para os quadrinhos, já demonstrada em outras ocasiões, trata-se de uma obra bastante valiosa e que merece ser lida e relida.

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Um comentário sobre “Resenha: Anne Frank, a biografia ilustrada – Sid Jacobson & Ernie Colón

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.