Resenha: Mitologia Nórdica – Neil Gaiman



Mitologia Nórdica

Título Original: Norse Mythology
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2017
Gênero: Ficção, Aventura, Fantasia
Classificação: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
🔎 Compare os preços do livro aqui.

Para mim, esta foi uma das leituras mais aguardadas e prazerosas dos últimos tempos. 😀

Neil Gaiman é conhecido por ter concebido uma vasta mitologia, na qual se destacam as histórias de Sandman, o Senhor dos Sonhos. Os domínios do Sonhar não são barrados pela fronteira do tempo e do espaço, o que permite ao personagem-título cruzar os caminhos de divindades do panteão greco-romano, mitos africanos, fadas etéreas e demônios abissais. Até mesmo Loki e Odin, expoentes do folclore nórdico, tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com o Príncipe das Histórias.

Gaiman é hábil ao evocar deuses e semideuses e exaltar tanto suas virtudes inefáveis quanto seus fracassos monumentais – e isso faz “Mitologia Nórdica” ser delicioso. Seres de capacidade sobre-humana caem em trapaças, cometem erros e são traídos por emoções, assim como nós, e às vezes precisam pagar um preço alto para se redimir. São quinze contos no total e é preciso ressaltar a qualidade do trabalho da Intrínseca: a capa está belíssima e é realmente um prazer manusear essa edição.

Os mitos são organizados de modo a contar uma história que vai do início dos tempos ao Ragnarök, o chamado “crepúsculo dos deuses”. Ainda que o foco esteja na tríade formada por Odin, Thor e Loki, há menções frequentes a gigantes, anões e a criaturas lendárias como o lobo Fenrir e Jormungand, a serpente que circunda o mundo conhecido. Correndo o risco de denunciar minha idade, fiquei feliz ao ler uma breve citação às deusas do anime “Ah! My Goddess”, Belldandy (Verdandi), Urd e Skuld.

De qualquer forma, seja qual for a sua referência de mitologia nórdica, este é um livro que merece ser lido. É difícil escolher um ponto alto, mas uma das partes imperdíveis é certamente a que diz respeito ao martelo de Thor. Você ficará sabendo como e por que ele foi conquistado, conhecerá uma imperfeição na sua construção e entenderá o motivo dele ser um artefato tão reverenciado. Mesmo que você já tenha familiaridade com o assunto, a escrita de Gaiman cria uma experiência fantástica por si só.

Ah, se você procura um Loki carismático e perspicaz como o dos filmes dos Vingadores, suas expectativas serão mais do que atendidas. O Deus da Trapaça é um personagem extremamente interessante, notabilizado por ser ardiloso, estrategista e, sobretudo, ambíguo. De suas ações, geralmente surgem consequências que afetarão a todos em um primeiro momento, mas que podem trazer um ou outro benefício no futuro. Thor, por outro lado, não é representado como a mente mais brilhante de Asgard – o que não chega a ser uma novidade.

Lamento apenas a quantidade de páginas, que não chega a trezentas. A sorte é que existe uma vasta bibliografia de Neil Gaiman a ser explorada e que essa fonte de histórias fantásticas ainda se encontra bem longe de se esgotar. Por ora, ergo um chifre cheio de hidromel para um brinde.

Até a próxima!

barra-assinatura

ronan
Ronan Sato
Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi.

Anúncios

22 comentários sobre “Resenha: Mitologia Nórdica – Neil Gaiman

  1. Oi Ronan!
    Estou louca pra ler Mitologia nórdica por ser uma fã incurável de Gaiman. Não li muito a respeito do povo nórdico, apenas o livro Sangue dos Deuses, do Michel Duarte, que já apresenta um pouco desse universo. Agora, para complementar, espero ter esse na minha estante.
    Bj

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Ronan! Eu já estava curiosa para ler esse livro e agora ao ler a sua resenha fiquei mais ainda kkk, parece conter tudo que eu imaginei sobre a mitologia nórdica e muito mais. Não vejo a hora de relembrar alguns personagens conhecidos como Odin, Thor e Loki como também conhecer os novos e me envolver nessa incrível obra. Sem deixar de mencionar essa capa que está simplesmente maravilhosa, bjss!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oiee Ronan ^^
    Eu só cheguei a ler um livro do Neil, mas não curti muito, então meio que desisti de suas obras. Mas eu adoro mitologia desde que conheci o tio Rick Riordan, (apesar de conhecer mais a grega e a romana), então fiquei curiosa para ler este livro, principalmente depois de ver as suas impressões e o quanto gostou da obra. A capa é linda!
    MilkMilks ♥

    Curtir

    • Oi, Driely! Obrigado pelo comentário. Sou fã do Neil Gaiman, mas reconheço que algumas de suas obras servem melhor como porta de entrada do que outras. Acredito que a sua opinião sobre o autor irá mudar depois de ler Mitologia Nórdica! Abraços.

      Curtir

  4. Oi, Ronan
    Que bom que gostou da obra. Eu gosto muito de fantasia e dos Vingadores. Mas acredito que me agradaria mais somente ver os filmes, do que ler algo deles. Adoro o Thor, mas mitologia não é meu forte em livros. Mesmo assim, acho que é uma ótima dica, pois milhares de pessoas adoraram essas leituras.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    Curtir

    • Oi, Leticia! Você deve ter visto então o trailer de Thor: Ragnarök 🙂 O livro do Neil Gaiman faz uma apresentação interessante da Hela e do personagem vivido pelo Idris Elba (Heimdall), por exemplo. Acho que vale a pena ler antes do filme estrear. Abraços!

      Curtir

  5. Eu estou desejando profundamente este livro. Depois de uma vida inteira lendo Mitologia Greco-romana, tenho muito a descobrir sobre a Mitologia Nórdica. A sua experiência reforçou a minha expectativa de que cada palavra vale a pena – como eu esperava de Neil Gailman – estou muito feliz e o livro foi pra lista urgente! Obrigada!!!

    Curtir

  6. Ja ouvi falar do Neil, mas admito que eu ainda n li nada dele. Fico me prendendo demais nas minhas escritoras favoritas e acabo não lendo nada além dos meus favoritos. Admito que é um erro meu, tenho que expandir meus horizontes de livro.
    Em relação ao livro, achei bem interessante, já que vc vê muitos livros de mitologia grega e poucos da nórdica, para quem gosta desse estilo literário acho que é um ótimo livro.

    Parabéns pela resenha.

    Curtir

  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que adoro mitologia, em geral, e que desde o lançamento desse livro estou curiosa.
    Sua resenha me deixou com mais vontade de ler, estou doida para conhecer esses contos, dei uma espiadinha nele na livraria esses dias, está lindo mesmo. *-*

    Beijo!

    Curtir

  8. Olá, tudo bem? Está ai uma mitologia que quero explorar muito, e o rei da fantasia escrevendo, com certeza está entre meus desejados. Adorei saber que teremos um Loki parecido com as adaptações porque isso me deixa com mais vontade ainda de ler. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    Curtir

  9. Estava querendo ler uma resenha sobre esse livro é adorei começar por aqui. Sua resenha descreveu de forma bem objetiva o que encontraremos nessa leitura. A forma como Gaiman conduz a leitura deve ser realmente formidável. Sou uma apreciadora dessa mitologia e com certeza fiquei curiosa sobre os significados que a leitura aponta.
    Bjim!
    Tammy

    Curtir

  10. Pingback: Semana Especial Neil Gaiman: Resenha de Mitologia Nórdica | Entrando Numa Fria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s